Quebra da Lei de Moore: física, computação ou economia?

Quarta-feira, 22 de agosto 14:00 - 14:50 Auditório Jacy Monteiro
Sinopse

Faz pelo menos 20 anos que se fala sobre o fim (quebra) da Lei de Moore. Alguns dizem que ela já não vale mais, outros dizem que ainda vale e outros nem sabem o que ela é. O problema em se determinar ou não o seu fim começa já com a definição correta da chamada Lei de Moore. Existem visões conflitantes sobre o que ela de fato diz (ou o que Moore quis dizer) e isso acaba resultando em visões conflitantes sobre sua quebra. Então, nesta palestra será visto inicialmente qual seria a visão de Gordon Moore, procurando mostrar como dela saíram as suas variantes mais conhecidas. Depois disso serão tratadas as consequências dessas definições e como se pode determinar se ela foi ou não quebrada.


Palestrante
Aleardo Manacero

Aleardo Manacero

Professor, UNESP

Graduado em engenharia elétrica pela Unicamp em 1987, onde também fez seu mestrado (1991) e doutorado (1997). Durante o mestrado foi contratado pela UNESP, como docente do curso de Ciência da Computação do campus de São José do Rio Preto, ministrando as disciplinas de “Sistemas Operacionais” e “Redes de Computadores”. No começo do doutorado (entre 1992 e 1994) foi pesquisador visitante no Fermilab, EUA, onde deu suporte de computação paralela para um dos grupos de física de partículas. Depois do doutorado atuou como coordenador do curso de graduação (por quase 7 anos) e do curso de mestrado em computação (por 5 anos). Foi também Diretor de Secretarias Regionais da SBC no biênio 2001-2003. Foi professor visitante na University of Oregon entre 2010 e 2011, com pesquisa em medição de desempenho e aulas de sistemas distribuídos.

Tem interesse nas áreas de simulação de sistemas discretos, avaliação de desempenho, computação paralela, ensino de computação.

Agenda