Geração Procedural de Conteúdo Multifacetado por meio de Sistemas Multiagentes

Quinta, 23 de agosto 17:30 - 18:20 Auditório Jacy Monteiro
Sinopse

Tradicionalmente, a Criatividade Computacional tem se baseado em domínios bem controlados, de facetas únicas, como arte visual, narrativas e áudio. Por outro lado, a pesquisa sobre métodos autônomos de geração de conteúdo para jogos ainda não considerou adequadamente a capacidade criativa desses métodos. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um sistema para o design automatizado e multifacetado de jogos digitais por meio de múltiplos agentes inteligentes. Pretende-se construir um modelo base para o qual novos agentes podem ser desenvolvidos e futuramente integrados, a fim de se comparar diferentes técnicas de Geração Procedural de Conteúdo (Procedural Content Generation, PCG). De modo sucinto, pode-se definir tal geração de conteúdo como a criação algorítmica de conteúdo para jogos com participação limitada ou indireta de um usuário. O termo “conteúdo” se refere ao que está contido em um jogo, como níveis, mapas, regras, texturas, histórias, itens, etc. Sistemas Multiagentes (Multi-agent Systems, MAS) são compostos por múltiplos agentes inteligentes que interagem entre si para realizar uma tarefa coletiva em um ambiente. Uma das vantagens de se trabalhar com MAS é a sua inerente capacidade de operação distribuída e paralela. Assim sendo, vários módulos de PCG podem ser implementados como agentes autônomos, que cooperam entre si para produção de conteúdo. A ideia de se ter vários módulos trabalhando de modo cooperativo é atualmente explorada por M. Cook por meios coevolucionários.


Palestrante
André Siqueira Ruela

André Siqueira Ruela

Pesquisador, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP

André, de 31 anos, é natural de Iapu, uma cidadezinha no interior de Minas Gerais. Sua paixão por games começou ainda com o Master System 1, da SEGA, aos 4 anos de idade. Aos 18 anos, ingressou no curso de bacharelado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), MG. Na UFOP, o interesse pela pesquisa nas áreas de IA e Otimização o levou a fazer o mestrado. Em 2012, já residindo em Belo Horizonte, MG, André iniciou o doutorado no Dep. de Engenharia Elétrica da UFMG, trabalhando na área de Geração Procedural de Conteúdo para jogos. Em 2016, André esteve pelo período de um ano no IFMG, Campus Sabará, ministrando as disciplinas de IA e AEDs. Atualmente mora em Campinas, SP, e atua como pesquisador pós-doc do PPgSI da EACH, USP Leste, desenvolvendo o projeto intitulado “Geração Procedural de Conteúdo Multifacetado por meio de Sistemas Multiagentes”.

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