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Elaboração inicial do escopo do trabalho
Motivação 🥇
Nas últimas décadas, as consequências negativas do uso do automóvel nas grandes cidades, como as altas taxas de emissão de CO 2 , poluição sonora, prejuı́zos para a saúde pública e congestionamentos nas vias, foram amplamente reconhecidas e estudadas. Nesse contexto, as grandes cidades têm promovido alternativas ao uso dos carros particulares.
A cidade de São Paulo tradicionalmente priorizou os investimentos em infraestrutura viária para veı́culos motorizados. Porém, nos últimos anos a cidade vem investindo na expansão da infraestrutura cicloviária, que hoje conta com 680km. A adoção da bicicleta como modal de transporte é uma das possı́veis alternativas ao transporte motorizado. Segundo a pesquisa Origem e Destino 2017 realizada pelo metrô, as viagens de bicicleta representam pouco menos de 1% do total de viagens diárias em São Paulo. Desta forma, há espaço para um crescimento no número de viagens de bicicleta na cidade.
Desse modo, este trabalho se insere em uma integração entre a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e o BikeScience (ferramenta de análise de mobilidade para bicicletas desenvolvida no projeto InterSCity), que visa estudar o potencial de migração de viagens de outro modais para a bicicleta. Buscamos descobrir quais são e onde estão as viagens que poderiam ser migradas para bicicleta, discutir ações para que essa migração aconteça e estimar os impactos que tal mudança de modal proporcionaria.
A relevância deste tema se dá pelos amplos benefı́cios da adoção da bicicleta e, sobretudo, pela possibilidade de que as polı́ticas de mobilidade urbana sejam, cada vez mais, embasadas pelos dados.
Objetivos 🏁
Neste trabalho, temos como objetivo principal a criação de um ı́ndice de potencial ciclável, isto é, um modelo que identifique quais viagens podem migrar de outros modais para a bicicleta.
Com foco em reduzir o trânsito congestionado das ruas e avenidas de São Paulo, priorizaremos as viagens feitas por veı́culos privados. Em geral, enquadram-se nessa categoria viagens de curta distância e duração, que percorrem rotas com pouca declividade. Também incluiremos em nosso estudo as viagens feitas a pé, de longa duração, que também poderiam migrar para a bicicleta, visando uma melhor qualidade de vida do cidadão e do ambiente da cidade.
A migração de viagens para o modal bicicleta gera impactos que poderemos simular e analisar, por exemplo, o aumento da velocidade média das vias com a diminuição dos veı́culos, além do volume de gases poluentes que deixaria de ser emitido.
Na literatura, existem ı́ndices com o mesmo propósito, que tendem a priorizar perfis já predominantes nas viagens de bicicleta. Então, visamos criar um modelo abrangente, que leva em consideração um amplo conjunto de variáveis como dados socioeconômicos das regiões, infraestrutura cicloviária existente, dados das viagens (declividade das rotas, localização, duração, distância), caracterı́sticas dos indivı́duos (gênero, idade, renda), entre outros.
Para analisar tais atributos, buscamos também gerar mapas da distribuição das viagens na cidade, mostrando a concentração delas nas regiões e principais fluxos, contando com filtros dinâmicos, com auxı́lio do BikeScience.
Metodologia 🖥️
Para atingir os objetivos citados acima, contaremos com o auxı́lio da ferramenta BikeScience, que é desenvolvida no formato de ‘jupyter notebooks‘, junto de módulos python independentes. Assim, será no contexto dessa ferramenta que serão implementados o tratamento dos dados, a geração de mapas, diagramas e tabelas e a análise dos resultados.
Os dados utilizados vêm da pesquisa Origem e Destino realizada pelo metrô de São Paulo, que conta com dados de cerca de 42 milhões de viagens diárias, além de informações sobre relevo, malha viária, dados demográficos, socioeconômicos que podem ser extraı́dos de ferramentas oficiais como o Geosampa . Além disso, poderemos utilizar outros conjuntos de dados sobre a cidade que ajudem a identificar e formular o ı́ndice de migração de viagens.
As atividades planejadas para a realização de tais objetivos estão enumeradas na página Plano de Trabalho.