Raytracer em tempo real baseado em física
MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado
Apreciação pessoal e crítica
Desenvolver um renderizador que rode em tempo real é uma tarefa que requer algum trabalho, mas desenvolver um que use Raytracing como o algoritmo central, mentendo a taxa de quadros por segundo relativamente alta e estável requere conhecimentos que eu nem mesmo sabia que existiam.
Além dessa dificuldade, por conta da escolha de usar a API Vulkan, todo o trabalho foi mais difícil, mas sem dúvida me ensinou muito mais sobre computação gráfica e, já que essa é a área que pretendo atuar, não considero que foi tempo perdido de forma nenhuma. Na monografia existe um tópico inteiro destinado às dificuldades do projeto, portanto paro por aqui.
Entre os maiores aprendizados ficou que o uso de versionamento, mesmo que offline, é essencial para um projeto de larga escala. No demais, acredito que não só recebi quantidades gigantes de conhecimento sobre as mais variadas técnicas utilizadas tanto na industria e academia, como também aproveitei para treinar meu inglês e pude afirmar com qual área pretendo trabalhar.