Thiago José Benitez Peña
Prof. Dr. Higor Amario de Souza
Prof. Dr. Fabio Kon
Dra. Letícia Lindenberg Lemos
A BikeScience é uma ferramenta open source de data science para a análise de mobilidade de bicicletas em ambientes urbanos. A ferramenta surgiu a partir de um projeto de pesquisa colaborativa entre o INCT InterSCity e o MIT Senseable City Lab.
A BikeScience possibilita que gestores públicos, empresas envolvidas, pesquisadores e entusiastas em mobilidade urbana analisem e entendam o impacto do ciclismo urbano nas cidades. Para isso, a ferramenta usa dados sobre pesquisas de viagens, como a Pesquisa Origem Destino, e também dados de sistemas de compartilhamento de bicicletas para gerar informação sobre os padrões de uso das bicicletas através de mapas e gráficos. Desenvolvida em python, a BikeScience usa pandas e geopandas para a análise de dados.
Este projeto tem como objetivo implementar uma versão web para a BikeScience para facilitar a disseminação de seu uso por parte de especialistas em mobilidade. Outro objetivo é desenvolver novas funcionalidades e análises para a mobilidade urbana, incluindo também outros modais de transporte, como pedestres.
Com relação às tecnologias envolvidas, o backend da nova versão do BikeScience continuará sendo desenvolvido em Python, Pandas e Geopandas. A aplicação web será feita usando Flask. A interface web será desenvolvida em JavaScript utilizando a biblioteca de mapas Leaflet e o framework de interfaces gráficas Vue.