Apesar de ter sido extremamente estressante lidar com o desenvolvimento desse trabalho, a gratificação foi muito maior. O tema foi sugerido pelo professor Alfredo, apesar de, na época, eu já ter definido um tema, e não me arrependo de ter seguido com o tema desenvolvido aqui, mesmo com a redução de escopo sofrida ao longo dos meses. Revi notas de aulas de aulas das quais gostei muito na graduação, como Estrutura de Dados, com o professor Paulo Feofiloff, e Algoritmos em Grafos, com o professor Marcel Kenji. Essas revisões me lembraram do porquê eu gosto do que faço e porquê quero continuar nessa área, além de possivelmente continuar pesquisando sobre o uso de FPGAs por desenvolvedores de software.
O principal motivo para ter seguido a sugestão de tema do professor Alfredo foi a memória do estágio que fiz no exterior, onde meus colegas lidaram com a elaboração dos circuitos de novos protótipos de placas e eu, sem poder ajudar, me frustrava bastante. Talvez disseminar mais este tema possa ajudar a desenvolvedores de software a não "sofrer" tanto quando quiserem aprender sobre o desenvolvimento de hardware.
O fato de estagiar e ainda cursar algumas matérias da graduação durante o período de desenvolvimento do trabalho também atrapalhou bastante a pesquisa, apesar dos efeitos benéficos dessas atividades em outros âmbitos pessoais.
O resultado final do trabalho foi satisfatório, considerando que os resultados das simulações foram obtidos praticamente às vésperas da data de entrega (devido a problemas nas simulações do hardware). Considerando o quanto tive que aprender e pesquisar desde os conceitos mais básicos dos assuntos fundamentais para a elaboração deste trabalho (como na estrutura de FPGAs e síntese de alto nível), eu posso dizer que foi bom ver o resultado das pesquisas e implementações feitas, além dos conhecimentos obtidos.