Este projeto foi desenvolvido para a disciplina Trabalho de Formatura Supervisionado (MAC0499) do curso de Ciência da Computação do IME-USP.
Neste projeto, intitulado Detecção de padrões de leitura com baixa taxa de amostragem, estudamos os algoritmos existentes para identificar padrões de leitura e desenvolvemos um novo para o que chamamos de condições críticas de operação (baixo FPS, baixo consumo de energia, robustez a mudanças de ambiente, etc.).
Os resultados foram bastante satisfatórios para essas condições e esperamos que as técnicas aqui propostas possam incitar novas formas de lidar com problemas associados a equipamentos de baixo desempenho.
Eu sou o Cadu, ou Carlos Eduardo, se quisermos ser mais formais. Este site é especificamente sobre o meu trabalho de conclusão de curso, que aborda o problema de detecção de padrões de leitura (reading, skimming e scanning) com rastreadores de olhar rodando em baixas frequências.
Sou formado em Jornalismo, inexplicavelmente. Também cursei Filosofia, mas abandonei o curso na metade quando me dei conta de que a única disciplina que me fascinava era Lógica. Depois de alguns anos no mercado de trabalho, decidi voltar para a faculdade, por coerência.
Explico: tive contato intenso com computadores desde muito pequeno e embora isso seja considerado normal hoje, não era na década de 1980. A primeira máquina com que fiz amizade foi um IBM XT 286 e o meu primeiro PC foi um Intel 386. Vivi o início da internet comercial no Brasil, quando o mar em que se navegava ainda não era a World Wide Web, e em 1998 uma das minhas diversões era botar para funcionar algumas distribuições de GNU/Linux no meu PC.
É claro que nós, que vivemos o presente, temos o privilégio de julgar o passado e acreditar, talvez ingenuamente, que deveríamos ter feito certas escolhas em detrimento de outras. Mas a verdade é que só me dei conta da minha incoerência entre meus interesses e minha atividade profissional por acaso. E ainda bem, porque hoje me sinto feliz e motivado dentro do universo da Computação.