MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Victor David Santos

Relatório de Estudo Preliminar

O Trabalho de Formatura aqui exposto tem duas principais metas, a saber:

  • Criar um pequeno framework para desenvolvimento de games, que seja de fácil utilização. A linguagem usada será Ruby.
  • Desenvolver um jogo educativo, a princípio voltado para estudantes de ensino fundamental, que abordará áreas variadas do conhecimento, utilizando o referido framework.

O foco do trabalho é o jogo, pois o framework será de certa forma minimalista. Deste modo, o principal tema abordado nesta fase inicial de estudos foi a efetividade de jogos educacionais no aprendizado.

Neste escopo, foram pesquisados materiais nacionais e estrangeiros, e algumas conclusões interessantes puderam ser depreendidas.

Primeiramente, há diversas evidências de que jogos podem ser uma ferramenta poderosa na complementação dos métodos tradicionais de ensino. No artigo de Jessica Trybus, diretora de Edutainment do Centro de Tecnologia de Entretenimento da Universidade de Carnegie-Mellon, são expostos os vários pontos fortes da educação por meio de jogos.

Pode-se citar um outro artigo relevante, no sentido de que retrata a visão de um educador que vem utilizando games para aprimorar o aprendizado de seus alunos. A avaliação é notavelmente positiva, e são frisados, praticamente, os mesmos aspectos observados por Jessica no artigo citado anteriormente.

Ainda no âmbito internacional, pode-se citar o artigo encontrado no Sage Journals, o qual evidencia a relevência do tema na atualidade, e explora os resultados das pesquisas mais recentes no assunto.

De um modo geral, as "virtudes" dos jogos educacionais são elucidadas pelas seguintes características:

  • Jogos são altamente interativos. O jogador recebe feedback imediato sobre se está se saindo bem ou não.
  • Jogos permitem a experimentação. O aluno pode colocar em prática certos conceitos aprendidos em aula, de um modo seguro e envolvente.
  • Jogos podem criar realidades alternativas. Por meio de um jogo, o aluno pode, por exemplo, vivenciar períodos históricos de outras épocas, num cenário interativo, o que fornece uma visão divertida e memorável para os personagens e passagens vistas em aulas de História.
  • Jogos estimulam o progresso. O cenário envolvente e a característica intrínseca do feedback imediato dos games são motivadores do progresso do aluno. Descobrir novas "fases" no jogo e vencer os desafios de cada uma constituem uma experiência estimulante para a maioria dos estudantes. Além disso, dependendo do tipo de jogo, o fator competitivo é ainda um estimulante adicional.

O estudo realizado desempenhou, então, os seguintes papéis na elaboração do Trabalho de Formatura:

  • Assegurar e justificar a relevância do desenvolvimento deste trabalho, deixando claro que poderá apresentar uma contribuição à sociedade.
  • Esclarecer as principais características que um bom jogo educativo deve apresentar, e que fazem dele uma ferramenta efetiva como complemento à educação tradicional. Essas características serão consideradas diretrizes durante o desenvolvimento do jogo que será um dos componentes deste trabalho.
Produzido por Victor David Santos - victordavidsantos@gmail.com