Relatório de Estudo Preliminar
O Trabalho de Formatura aqui exposto tem duas principais metas, a saber:
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Criar um pequeno framework para desenvolvimento de games,
que seja de fácil utilização. A linguagem usada será Ruby.
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Desenvolver um jogo educativo, a princípio voltado para
estudantes de ensino fundamental, que abordará áreas variadas
do conhecimento, utilizando o referido framework.
O foco do trabalho é o jogo, pois o framework será de certa forma
minimalista. Deste modo, o principal tema abordado nesta fase inicial
de estudos foi a efetividade de jogos educacionais no aprendizado.
Neste escopo, foram pesquisados materiais nacionais e estrangeiros,
e algumas conclusões interessantes puderam ser depreendidas.
Primeiramente, há diversas evidências de que jogos podem ser uma
ferramenta poderosa na complementação dos métodos tradicionais
de ensino. No
artigo de Jessica Trybus, diretora de Edutainment
do Centro de Tecnologia de Entretenimento da Universidade de
Carnegie-Mellon, são expostos os vários pontos fortes da
educação por meio de jogos.
Pode-se citar
um outro artigo relevante, no sentido de que retrata a visão
de um educador que vem utilizando games para aprimorar
o aprendizado de seus alunos. A avaliação é notavelmente positiva,
e são frisados, praticamente, os mesmos aspectos observados por
Jessica no artigo citado anteriormente.
Ainda no âmbito internacional, pode-se citar o
artigo encontrado no Sage Journals, o qual evidencia a
relevência do tema na atualidade, e explora os resultados das
pesquisas mais recentes no assunto.
De um modo geral, as "virtudes" dos jogos educacionais são
elucidadas pelas seguintes características:
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Jogos são altamente interativos. O jogador recebe
feedback imediato sobre se está se saindo bem
ou não.
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Jogos permitem a experimentação. O aluno pode colocar em
prática certos conceitos aprendidos em aula, de um modo
seguro e envolvente.
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Jogos podem criar realidades alternativas. Por meio de um
jogo, o aluno pode, por exemplo, vivenciar períodos históricos
de outras épocas, num cenário interativo, o que fornece uma
visão divertida e memorável para os personagens e passagens
vistas em aulas de História.
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Jogos estimulam o progresso. O cenário envolvente e a
característica intrínseca do feedback imediato dos
games são motivadores do progresso do aluno. Descobrir
novas "fases" no jogo e vencer os desafios de cada uma
constituem uma experiência estimulante para a maioria dos
estudantes. Além disso, dependendo do tipo de jogo, o fator
competitivo é ainda um estimulante adicional.
O estudo realizado desempenhou, então, os seguintes papéis na elaboração
do Trabalho de Formatura:
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Assegurar e justificar a relevância do desenvolvimento deste
trabalho, deixando claro que poderá apresentar uma contribuição
à sociedade.
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Esclarecer as principais características que um bom jogo
educativo deve apresentar, e que fazem dele uma ferramenta
efetiva como complemento à educação tradicional. Essas
características serão consideradas diretrizes durante o
desenvolvimento do jogo que será um dos componentes deste
trabalho.