Diversas disciplinas foram fundamentais para o projeto e muitas outras
auxiliaram indiretamente na sua concepção e desenvolvimento. As disciplinas
mais relevantes foram:
- Introdução à Computação Gráfica (MAC 0420): Obviamente, por se
tratar de um projeto na área de computação gráfica, esta disciplina foi
essencial para aprender os conceitos básicos da modelagem e visualização de
cenas tridimensionais.
- Álgebra Linear para Computação (MAT 0139): Esta disciplina foi
fundamental para o curso e para o projeto pois muito do que aprendi nela foi
aplicado depois em computação gráfica e simulação.
- Laboratório de Programação I (MAC 0211): Nesta disciplina, tivemos
nosso primeiro contato com software desenvolvido por outros. Foi nela
que começamos a aprender a desenvolver projetos maiores e a mexer com
bibliotecas e arcabouços.
- Engenharia de Software (MAC 0332): Assim como MAC 0211, esta
disciplina serviu como experiência em lidar com código de outros. Também
serviu de experiência para aprender uma nova linguagem, pois o projeto que
desenvolvi com meu grupo foi escrito em C#. Também foi muito importante para
tomar contato com metodologias de planejamento e desenvolvimento de
software.
- Laboratório de Programação Extrema (MAC 0342): Mais uma
experiência com código desenvolvido por outros, desta vez tendo que
entendê-lo a fundo para poder alterá-lo. Também foi muito bom para aprender
a seguir uma metodologia de desenvolvimento mais rigorosamente.
- Física I (FAP 0126): A formalização da física aprendida no ensino
médio e os novos conceitos (rotação de corpos rígidos, por exemplo) foram de
extrema importância no desenvolvimento do modelo utilizado na simulação.
Também foram bastante relevantes, conjuntamente, as matérias Cálculo I,
Cálculo II, e Cálculo III, pois foi necessário saber parametrizar
uma superfície e calcular seus vetores normais.
Por fim, vale citar matérias que não foram fundamentais por seu conhecimento
técnico, mas sim pelo conhecimento humano que passam. Dentre essas, vale citar
O Computador na Sociedade e Empresa (MAC 0424) e, um pouco mais
indiretamente, Laboratório de Programação Extrema e
Engenharia de Software.
Luiz Fernando
2008-12-21