Mas, neste trabalho em especial, os desafios foram outros: aprender C++, aprender a utilizar as bibliotecas e ferramentas envolvidas (GTK, VTK, ODE, CMake, Visual Studio, tudo novo para mim), organizar meu tempo e minhas prioridades, tudo isso mais por conta própria do que nas outras matérias. Mesmo contando com a ajuda do supervisor sempre que necessário, há mais pesquisa e trabalho por conta própria do que no resto do curso. E, mesmo tendo um prazo de entrega, este prazo, inicialmente, é bem maior do que o dos trabalhos ao longo do curso, e é necessário ter disciplina para não esquecer do trabalho e deixar tudo para a última hora.
Seria legal ter mais tempo para estudar alguns tópicos mais a fundo, estudar mais por conta própria e aumentar a abrangência do curso. Gostaria, por exemplo, de ter aprendido mais sobre sistemas operacionais e sobre linguagens de programação. Gostaria, também, de ter tido mais tempo livre para treinar para a Maratona de Programação e para participar de alguns projetos extra-curriculares.
Por fim, gostaria de ter cursado algumas matérias optativas que não foram oferecidas quando podia cursá-las, em especial Geometria Computacional e Computação Gráfica.
Luiz Fernando 2008-12-21