Projeto - Avator

  O avator consiste de um programa que apresenta uma face capaz de 'falar', e que converse com o usuário de acordo com uma personalidade. Neste caso em particular, a personagem conversa de acordo com frases retiradas de obras de Nietzsche, filósofo escolhido pelos artistas que participam do trabalho, Ricardo Barreto e Maria Hsu; o arquivo AIML(Artificial Intelligence Markup Language - basicamente uma linguagem em que um arquivo parecido com um XML pode ser interpretado como inteligência artificial) correspondente a personalidade foi implementada pelos artistas, já que eles possuem profundo conhecimento do filósofo em questão. As faces usadas são geradas pelo programa Haptek.

  O trabalho foi apresentado no FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, tendo, portanto, ligação com arte digital. Foi parte do projeto realizado pelo aluno Marcos Paulo Moreti em 2006, e pretendo continuar seu desenvolvimento este ano.

  A idéia inicial é permitir que o usuário converse não apenas com uma personagem virtual, mas sim com duas, além de ser possível que estas comuniquem-se entre si. Outras formas de interação deverão ser adicionadas no decorrer do desenvolvimento do programa.