Desafios e frustrações
A experiência proporcionada pela iniciação científica foi muito gratificante.
A partir dela, pude ter um maior contato com atividades acadêmicas, como
participar de seminários e de eventos, dentre os quais incluem-se as Jornadas de
Iniciação Científica do IMPA. Além
disso, tive a oportunidade de escrever meu primeiro texto científico e de
submeter meu trabalho à avaliação da FAPESP, que é uma agência de fomento
reconhecidamente exigente.
O BCC faz com que nos acostumemos a receber uma carga muito grande de
informações sem, contudo, proporcionar meios para que possamos
discuti-las ou expôr novas idéias. Isso foi, de certa maneira,
compensado durante a iniciação científica, quando tive a oportunidade
de expor e discutir idéias juntamente com nosso orientador e com o
Marcelo.
Acredito que o maior problema encontrado tenha sido a falta de tempo.
Infelizmente, devido a problemas já mencionados, só consegui começar a
iniciação no início deste ano e a isso juntou-se o fato de que eu ainda
precisava cursar um número considerável de disciplinas. Por esse motivo, foi
um grande desafio correr contra o tempo para tentar cumprir o cronograma
prometido à FAPESP, sem comprometer a
qualidade do trabalho realizado e o meu desempenho nas disciplinas.
Por outro lado, o tempo escasso e a falta de um melhor planejamento
acabaram por gerar também uma grande frustração. Embora o cronograma
tenha sido cumprido, muitos tópicos bastante interessantes foram
estudados apenas de forma superficial. Acabamos dedicando a maior
parte do tempo ao estudo do problema do fluxo máximo , o qual
não era um assunto novo, uma vez que já o tínhamos estudado de maneira
introdutória durante a disciplina de graduação MAC0328 -
Algoritmos em Grafos . Em contrapartida, o estudo do
problema do fluxo de custo mínimo foi bastante corrido e certos
aspectos teóricos e algorítmicos muito interessantes não puderam ser
melhor discutidos. Além disso, não pudemos realizar tantos
experimentos quanto esperávamos, pois as implementações também foram
finalizadas mais tarde do que o planejado.
Como uma outra frustração, cito o fato de que não tivemos a
oportunidade de apresentar nosso trabalho em nenhum evento de
iniciação científica. Perdemos alguns deles por desconhecimento de
prazos e outros por falta de tempo para a preparação de conteúdo
apropriado. Como pretendo seguir meus estudos através de um mestrado,
com aspirações a uma futura carreira acadêmica, acredito que esse tipo
de experiência teria sido de grande valia. Junta-se a isso o fato de
que eu sempre tive dificuldade em apresentar seminários e imaginei que
essa carência pudesse ser parcialmente suprida por eventos desse tipo.
O desenvolvimento do texto teórico, que contém grande parte do que
estudamos durante o projeto, foi para mim o maior desafio. Percebi
que tarefas aparentemente simples, como a definição de uma notação a
ser seguida, bem como do estilo de texto a ser produzido ou a redação
de um capítulo introdutório com pré-requisitos, são bastante delicadas
e podem exigir mais tempo do que o esperado. Além disso, escrever um
texto em grupo apresenta uma dificuldade adicional, uma vez que o
trabalho produzido precisa ser satisfatório a todas as partes.
Em particular, começar o texto foi bastante difícil. Passamos um
longo período trabalhando nessa fase inicial de definições e tive a
impressão de que o tempo passava e o conteúdo produzido era muito
pequeno. Entretanto, superada essa primeira etapa, o trabalho
tornou-se mais produtivo e o texto foi evoluindo de maneira natural.
Estou bastante contente com sua versão atual. Tivemos inclusive a
oportunidade de optar pela utilização de notações e definições
próprias, diferentes daquelas encontradas nas referências que
seguíamos. Foi gratificante perceber que fomos bem sucedidos no final.
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