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Embora a definição de sistema de workflow apresentada seja
razoavelmente precisa, alguns pontos referentes a sua utilização num
ambiente empresarial podem ser melhor esclarecidas através de um
exemplo. Mas antes de começar, é importante apresentar algumas
definições com o intuito de estabelecer um vocabulário comum para o
restante do texto.
- Processo (de negócio): Na acepção empregada no
texto, processo representa todo e qualquer fluxo de trabalho
concreto ou seu modelo, a ser gerenciado pelo sistema de Workflow.
- Workflow (WF): automação de um processo de
negócio, por inteiro ou em parte, durante o qual informações, tarefas
e documentos são passados de um participante para outro, respeitando
um conjunto de regras procedurais. Poderíamos dizer que um Workflow é o resultado do casamento entre um Processo de
negócio e o sistema de gerenciamento de Workflows.
- WorkItem: chamamos de WorkItem uma
atividade isolada em um Workflow qualquer. Workitems
surgem à medida que o Workflow evolui e novas tarefas
precisam ser cumpridas pelos diversos agentes participantes.
- Agentes: são chamados de agentes os usuários e papéis. Papéis são estruturas hierárquicas utilizadas na
representação dos grupos de usuário. Cada usuário deve exercer pelo
menos um papel; isto é, deve pertencer a pelo menos um grupo. Isso
porque a distribuição das tarefas ou workitems entre os vários
usuários é determinada, como se verá adiante, através do(s) papel(éis)
ocupado(s) por cada um.
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Cleber Miranda Barboza
2004-02-29