MAC0342  Laboratório de Programação eXtrema

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OBJETIVOS:  Familiarizar o estudante com métodos ágeis de desenvolvimento de software orientado a objetos de alta qualidade.

PROGRAMA:  Os métodos ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software de pequeno, médio e grande porte. Neste curso, os estudantes utilizam o método de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor, para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade e qualidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas dos métodos ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software de qualidade.

EMENTA:  O Manifesto Ágil. As Práticas de XP. Testes Automatizados. Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o projeto de software pré-existente. Planejamento Ágil. Padronização de Estilo e Clareza de Código. Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software.

RESPONSÁVEIS:  Alfredo Goldman Vel Lejbman, Fabio Kon e Marco Aurélio Gerosa

PRÉ-REQUISITO:  MAC0242.

PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL RECOMENDADO:  MAC0441.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  6 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Média ponderada de notas em presença, comprometimento ao método, empenho, auto-avaliação e qualidade do software desenvolvido.

NORMA DE RECUPERAÇÃO:  Alunos que ficarem com média final entre 3,0 e 4,9 ficarão de recuperação e será lhes passado um trabalho adicional de implementação de software que será avaliado pelo docente responsável no período da recuperação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • K. Beck, eXtreme Programming: Explained, Addison-Wesley, 2000.
  • K. Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002.
  • K. Beck and C. Andrés, Extreme Programming Explained: Embrace Change, 2nd Edition, Addison-Wesley Professional, 2004.
  • K. Beck and M. Fowler, Planning Extreme Programming, Addison-Wesley, 2000.
  • A. Cockburn, Agile Software Development, Addison-Wesley Longman, 2002.
  • M. Cohn, Succeeding with Agile: Software Development Using Scrum, Addison-Wesley, 2009.
  • E. Derby and D. Larsen, Agile Retrospectives Making Good Teams Great, Pragmatic Bookshelf, 2006.
  • M. Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
  • E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
  • B.W. Kernighan and R. Pike, The Practice of Programming, Addison-Wesley, 1998.
  • P. McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003.

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb. Veja o vídeo de apresentação da disciplina no canal do BCC no YouTube]


Oferecimentos recentes da disciplina: 2013/1, 2012/1, 2010/1, 2004/2, 2003/2, 2002/2, 2001/2.