MAC0242  Laboratório de Programação II

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OBJETIVOS:  Introduzir os conceitos fundamentais de encapsulamento, herança e polimorfismo em Orientação a Objetos (OO). Consolidar os conceitos básicos de OO através do uso prático, em um projeto de programação de médio porte, de arcabouços OO para a cosntrução de interfaces gráficas complexas. Finalmente, oferecer ao estudante, experiência com linguagens de processamento de texto e linguagens dinâmicas de script.

PROGRAMA:  Conceitos de orientação a objetos: encapsulamento, herança e polimorfismo (por exemplo, em Java). Máquinas virtuais (por exemplo, JVM). Arcabouços orientados a objetos para construção de interfaces gráfica complexas (por exemplo, Swing, SWT e QT). Linguagens dinâmicas de script (por exemplo, Python ou Ruby). Cosntrução de um programa de médio porte usando linguagens dinâmicas e/ou arcabouços orientados a objetos.

PRÉ-REQUISITOS:  MAC0121.

PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL:  MAC0216.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  8 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Provas e projetos de programação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • B. Eckel, Thinking in Java, 3rd and 4th edition, Prentice Hall, 2004-2006.
  • A. Martelli, Python in a Nutshell, 2nd edition, O'Reilly, 2006.
  • D. Thomas, C. Fowler, and A. Hunt, Programming Ruby: The Pragmatic Programmers' Guide, 2nd edition, Pragmatic Bookshelf, 2004.

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

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