MAC0332  Engenharia de Software

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OBJETIVOS:  Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de desenvolver com qualidade e agilidade sistemas de software inovadores com alto grau de complexidade, tanto técnicas quanto sociais. Será capaz de aplicar princípios, técnicas e ferramentas nas diversas atividades da engenharia de software, avaliando seu impacto no andamento do projeto e no produto final. Atuará em atividades práticas ao longo do curso, propiciando a aprendizagem na prática dos conteúdo.

PROGRAMA RESUMIDO:  A disciplina envolve o estudo e a aplicação pragmática e sistemática de conhecimento científico e tecnológico para o gerenciamento, projeto, desenvolvimento, implementação, teste, manutenção e evolução de software de alta qualidade.

PROGRAMA:  Conceituação de Engenharia de Software. Modelos de ciclos de vida. Paradigmas de Desenvolvimento. Processos de Desenvolvimento. Agilidade no desenvolvimento de software. Gerenciamento de Projetos. Ferramentas de Trabalho. Análise e especificação de requisitos. Modelagem. Projeto (design). Modularidade. Padrões de projeto. Reúso. Arquitetura de Software. Projeto da interface com o usuário. Implementação e implantação. Verificação e validação: testes, revisões e inspeções. Métodos formais. Gerenciamento de versões e configurações. Manutenção e evolução de software. Planejamento e Estimativas. Documentação. Qualidade e métricas. Software livre. Engenharia de Software para sistemas Web. Tópicos atuais de Engenharia de Software. A Pesquisa e o futuro da Engenharia de Software

RESPONSÁVEIS:  Ana Cristina, Flavio Soares, Marco Aurélio Gerosa, Fabio Kon.

PRÉ-REQUISITOS:  MAC0350.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  8 horas, 4 créditos-aula e 4 créditos-trabalho.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:  Método: Provas, apresentações, tarefas e projetos.
Critério: Média ponderada de provas, apresentações, tarefas e projetos.
Norma de recuperação: Média ponderada da nota final e de provas e/ou tarefas de recuperação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • R.S. Pressman, B.R. Maxim, B.R., Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, 8ª edição, Ed. McGraw-Hill, ISBN 9788563308337, 2016.
  • S.R. Schach, S.R., Engenharia de Software: Os Paradigmas Clássico e Orientado a Objetos, 7ª edição, Mcgraw-Hill, ISBN 9788577260454, 2009.
  • I. Sommerville, Engenharia de Software, 9a edição, ISBN 9788588639287, Pearson Education, 2011.
  • S.L. Pfleeger, Engenharia de Software - Teoria e Prática, 2a edição, Prentice Hall, ISBN 8587918311, 2004.
  • J.F. Peters, Engenharia de Software - Teoria e Prática, ISBN 8535207465, Campus, 2001.
  • W.P. Paula Filho, Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões, 3a edição, LTC, ISBN 9788521616504, 2009.
  • C. Larman, Utilizando UML e Padrões, 3a edição, ISBN 8560031529, 2007.
  • M. Fowler, UML Essencial, 3ª Ed, ISBN 8536304545, 2005.
  • Delamaro et al., Introdução ao teste de software, 2a edição, ISBN 9788535226348, Campus, 2016.

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

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