MAC0350 Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas de Software
Por | EmEsta disciplina foi inspirada nas disciplinas:
OBJETIVOS: Tornar os alunos capazes de projetar, implementar e testar sistemas de software avançados, usando conceitos e técnicas de engenharia de software e banco de dados de maneira integrada e evolutiva. Os sistemas serão desenvolvidos em times, de maneira colaborativa, e de modo a priorizar clareza de código e extensibilidade
PROGRAMA RESUMIDO: Princípios e técnicas de desenvolvimento de sistemas de software de média escala. Arquitetura de software. Manutenção de software. Testes de software. Persistência de dados. Modelo entidade relacionamento e modelo relacional.
PROGRAMA: Técnicas para coleta de requisitos, modelagem, projeto e implementacão de sistemas de software. Conceitos de projetos de sistemas avançados. Qualidade de software. Gerência e manutenção de software. Usabilidade e experiência do usuário. Arquitetura de software, projeto orientado a objetos, padrões de projeto. Verificação e validação com testes automatizados. Persistência de dados: projeto conceitual, lógico e físico de bancos de dados. Modelo entidade relacionamento e modelo relacional: álgebra relacional, cálculo relacional e linguagem SQL.
RESPONSÁVEIS: Marco Aurélio Gerosa, João Eduardo Ferreira, Alfredo Goldman Vel Lejbman, Fabio Kon
PRÉ-REQUISITOS: MAC0316.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 8 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de provas e exercícios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- C.J. Date, Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, 8a. edição, Campus, 2004.
- R. Elmasri, S.B. Navathe, Fundamentals of Database Systems, 4th ed., Addison-Wesley, 2003.
- J.E. Ferreira, M. Finger, Controle de concorrência e distribuição de dados: a teoria clássica, suas limitações e extensões modernas, Coleção de textos especialmente preparada para a Escola de Computação, 12a, São Paulo, 2000.
- A. Fox, D. Patterson, Construindo Software como Serviço (SaaS): Uma Abordagem Ágil Usando Computação em Nuvem, Strawberry Canyon, 2015.
- E. Freeman, E. Robson, B. Bates, K. Sierra, Head First Design Patterns, O'Reilly . 2004.
- E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
- C. Larman, Applying UML and Patterns, Prentice Hall.
- R.S. Pressman, Engenharia de Software, 6a edição, Mcgraw-Hill, 2006.
- A. Shalloway, James Trott, Design Patterns Explained: A New Perspective on Object-Oriented Design, 2nd ed.,????, ????.
- Iam Sommerville, Engenharia de Software, 8a edição, Pearson Education, 2007.
OBSERVAÇÃO: Disciplina obrigatória no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]