MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Aplicação de animação procedural e inteligências artificiais independentes do jogador em jogos digitais

Arthur Vieira Barbosa e Gabriel Sarti Massukado, sob supervisão do Prof. Dr. Ricardo Nakamura

Este trabalho busca implementar entidades controladas por inteligência artificial e animadas proceduralmente em um jogo de plataforma 2D. Animação procedural é um processo que produz animação em tempo real com base em algoritmos geralmente utilizado em jogos tridimensionais, porém questiona-se suas aplicações para gerar animações responsivas em duas dimensões. Foi desenvolvido um sandbox jogável usando a Godot Engine, implementando mecânicas tradicionais de jogos de plataforma e criaturas com comportamentos aleatorizados, complementadas por animações procedurais baseadas em cinemática inversa e outros métodos. O produto final possui recursos para ser expandido em um jogo completo. Por fim, pondera-se como jogos de outros gêneros poderiam se beneficiar de técnicas semelhantes.

Monografia (revisada)

Repositório no GitLab

Outros arquivos
Proposta de TCC
Game Design Document
Versões animadas das figuras
Executáveis (Windows, Linux e Mac)
Cópia local do repositório do projeto (na data de entrega)