Inteligência artificial para o jogo de Hex
Aluno: Fábio Henrique Kiyoiti dos Santos Tanaka
Orientador: Professor Denis Deratani Mauá
Código fonte:
github
Resumo:
Hex é um jogo de tabuleiro jogado em uma grade hexagonal, esta grade pode ter qualquer forma ou tamanho mas
tradicionalmente ela é utilizada na forma de um losango de dimensões 11x11 ou 13x13 com cada par de lados opostos
de uma cor. Nele dois jogadores se alternam colocando peças em um espaço vazio do tabuleiro, ganha quem conseguir
conectar os dois lados opostos do tabuleiro respectivo a sua cor.
Apesar de suas regras simples, Hex tem uma grande profundidade estratégica e já foi estudado diversas vezes.
O famoso matemático John Nash foi um dos criadores do jogo e provou que é impossível haver empates. Hex também
é muito utilizado para testar inteligencias artificiais devido ao seu elevado número de configurações possíveis,
computadores já resolveram o todas as aberturas em um tabuleiro 9x9 e duas aberturas quando jogado 10x10.
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma IA para o jogo de Hex utilizando-se de "Deep Q-learning". Inicialmente
ela deve jogar em tabuleiros 4x4 e 5x5 e, se possível, progressivamente em tabuleiros de maior tamanho.

Exemplo de Tabuleiro

Exemplo de vitória do azul