Neste trabalho estudamos a percepção geral da comunidade de desenvolvedores de software em relação a ferramenta dbunit. O dbunit é uma extensão do Junit feita para controlar o estado do banco de dados antes de cada teste. Ele é a principal ferramenta para integração de testes automáticos com o banco de dados em Java, além de ter versões para outras linguagens como php e .NET. Para isso analisamos perguntas e respostas no site Stack Overflow relacionadas a esta ferramenta.
Desta forma nos propusemos a responder às seguintes questões de pesquisa: Qual é o tipo de pergunta mais feita pelos usuários do dbunit no Stack Overflow? (Q1); Quais são os temas mais comuns nas postagens do Stack Overflow relacionadas ao dbunit. (Q2); Qual é a qualidade das respostas oferecidas pelos usuários do site (Q3); e As diferenças entre os usuários do dbunit e de outras tecnologias de desenvolvimento de software no Stack Overflow (Q4).
Em relação à Q1 descobrimos que há um empate entre questões do tipo “O que?” e “Como?” e um menor número de perguntas do tipo “Porquê”, mas estas são praticamente duas vezes mais visualizadas do que os outros dois tipos de questões. Esse tipo de distribuição não é incomum para outras ferramentas. Em relação à Q2 encontramos três temas que se destacam: “Exceções e problemas com o Maven”, “Dúvidas gerais sobre o dbunit” e “Integração com outras ferramentas” sendo que este último tema além de ser o mais presente, concentra a maioria das perguntas do tipo “Por quê”. Em relação à Q3 descobrimos que a grande maioria das perguntas são respondidas e quase metade delas tem uma resposta aceita que é próximo da média do site. Finalmente em relação a Q4 descobrimos que o dbunit mostrou um incremento de perguntas no início do Stack Overflow e se estabilizou nos últimos anos e que este crescimento segue o padrão do próprio Stack Overflow. Porém o dbunit tem um número pequeno de mais de perguntas se comparado com outras ferramentas como Hibernate e Spring que aparecem frequentemente juntos com o dbunit nas perguntas do site.