Agradecimentos

Gostaria de agradecer, primeiramente, aos amigos e familiares, que tiveram de me aguentar, literalmente, durante esses 4 anos estressantes, porém maravilhosos. Foram eles os responsáveis por me apoiar e me incentivar durante esse período de altos e baixos que o IME nos propicia. Sem eles, com certeza não teria chegado onde cheguei. Além de tudo, foi também com eles que pude compartilhar tudo pelo que passei, alegrias, desesperos, conquistas, deslizes, momentos inesquecíveis e com certeza muito especiais.

Em segundo lugar, gostaria de agradecer o professor Marcelo Gomes de Queiroz, meu orientador durante esse ultimo semestre, por todo o conhecimento compartilhado, tanto durante a produção do Trabalho de Formatura Supervisionado quanto nas matérias em que fui aluno dele. Também agradecer todo o grupo de Computação Musical do IME-USP (Compmus) pelas reuniões semanais, que tiveram muito a acrescentar durante esse último ano de graduação, tanto intelectual quanto socialmente.

Gostaria de agradecer especialmente o meu colega Wilson Kazuo Mizutani, veterano que conheci durante uma passagem breve que tive pelo grupo de desenvolvimento de jogos da USP, o USPGameDev, em 2012 e que, coincidentemente, se tornou meu Co-Orientador durante o Trabalho de Formatura Supervisionado agora em 2015. Obrigado Wil por todas as tardes que passamos juntos programando o OpenDA e todas as aulas particulares que acabei tendo de C++ e Lua por conta disso! Aproveito esse momento, também, para agradecer a todos os "habitantes" do Lab X (O Laboratório de Extensão, sala 16 do CCSL), com quem passei boa parte dos dias do último semestre de 2015. Dias esses nos quais fiz do Lab. a minha estação de trabalho.

Por último mas não menos importante, gostaria também de agradecer a todos os professores e funcionários do IME-USP, por todas as aulas que tive, conhecimentos compartilhados, conversas jogadas fora, projetos em que tive oportunidade de participar, áreas de pesquisa que pude conhecer, cursos que pude fazer e toda a estrutura oferecida durante esses 4 anos de graduação.

Deixarei aqui um agradecimento extra para todos os aparelhos eletrônicos que me acompanharam nesse período, principalmente os aparelhos que reproduziam áudio, pois eles contribuíram nas milhares de horas de conteúdo sonoro com o qual fiz contato durante esse período todo, e que foram essenciais para aliviar o estresse e inspirar nos momentos mais complicados, compondo uma genuína trilha sonora da minha formação.

Disciplinas relevantes para o TCC

Fica difícil escrever sobre disciplinas relevantes, pois na minha opinião todas elas foram relevantes. Posso dizer que tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em todas as disciplinas que cursei. Porém, nessa seção serão destacadas apenas as que tiveram utilização direta no TCC.

Laboratório de Programação I (MAC0211)

Foi através dessa matéria que tive contato com o estudo sobre bibliotecas. Todo o conhecimento construído durante essa época foi importante na implementação da ferramenta construída durante o TCC, pois parte dela era composta por uma biblioteca, oferecida a programadores.

Laboratório de Programação Extrema (MAC0342)

Todo o código implementado no projeto levou em consideração diversos conhecimentos aprendidos em LabXP. A equipe adotou, durante o desenvolvimento do OpenDA, diversos valores e princípios da metodologia ágil de desenvolvimento de software.

Computação Musical (MAC0337)

Foi através da disciplina de Computação Musical que pude descobrir uma área pela qual me interessei bastante. Sempre gostei de música e a possibilidade de uní-la com computação me animou muito. Esse projeto de TCC é, inclusive, da área de Computação Musical, então pode-se dizer que essa disciplina foi a responsável, primeiramente, por me guiar na escolha do tema e, além disso, foi através dela que tive um primeiro contato com toda a teoria de processamento de sinais, que foi essencial para o desenvolvimento do projeto.

Outras Disciplinas

Devo dizer que todas as disciplinas de MAC que cursei foram importantes no desenvolvimento desse projeto, pois todas elas me ofereceram algum conhecimento do qual pude extrair algo a ser utilizado durante o TCC. Seja alguma linguagem específica de programação que tive que aprender em alguma disciplina, sendo uma estrutura de dados que utilizei em algum projeto, seja alguma abordagem de problema que foi estudada em alguma aula, seja simplesmente a prática da programação. Todas as matérias contribuíram positivamente com meu aprendizado, complementando o meu trabalho final de certa maneira.