Aplicando Técnicas de Lean Startup em Desenvolvimento de Software

Trabalho de Formatura Supervisionado

Pessoas e Tema

Integrantes:
Pedro Alves de Medeiros Scocco
Wagner Ferreira Alves

Supervisores:
Orientador: Prof. Alfredo Goldman
Co-orientador: Mestrando Jorge Melegati

Tema: Aplicando Técnicas de Lean Startup em Desenvolvimento de Software


Resumo

Muitas startups falham por lançar produtos com muitos recursos e funcionalidades, mas que os clientes na realidade não querem. A metodologia Lean Startup propões ferramentas e técnicas para controlar essas incertezas o mais cedo possível no desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários. Por outro lado, no desenvolvimento de software, os métodos ágeis tentam cumprir o mesmo objetivo: evitar o desperdício durante o desenvolvimento. Entretanto, usar apenas desenvolvimento ágil não garante que o software criado seja de interesse do usuário final, cometendo um desperdício ainda maior. O objetivo desse projeto é aplicar as técnicas propostas pela metologia Lean Startup no desenvolvimento de software, atendendo aos anseios de uma comunidade de usuários.


Lean Startup

Lean Startup é um conjunto de processos de desenvolvimento de negócio introduzido por Eric Ries em 2011, que combina desenvolvimento ágil, pensamento enxuto (Lean Thinking) e conhecimento do cliente e suas necessidades (Customer Development), com feedback constante do cliente e lançamento rápido de novas funcionalidades (Continuous Deployment).


Detalhes da metodologia Lean Startup

A metodologia Lean Startup tem como objetivo evitar desperdícios durante a criação de uma startup e agilizar o processo, tirando alguns ciclos demorados como, em desenvolvimento de software, o Ciclo em Cascata, por exemplo. Possui em sua metodologia com o pensamento enxuto o conceito de MVP (Minimum viable product - Produto Minimamente Viável), em que evita-se gastar demais inicialmente com algo incerto, tendo apenas um pequeno esforço para verificar se o produto é adequado ou não ao mercado e assim evitar frustrações e gastos. O principal conceito de Lean Startup é o de Build-Measure-Learn (Construir, Mensurar e Aprender), que foca no feedback constante do cliente, analisando seu comportamento quanto ao que seu produto oferece. Esse aprendizado é essencial para o Lean Startup, especificamente com o conceito de Customer Development.


O Problema

Os restaurantes universitários da USP Campus Capital (bandejões) estão tendo cada vez mais problemas com o tempo. Entre os problemas mais evidentes dos bandejões estão as filas muito grandes em determinados horários ou locais e a inacessibilidade de informações sobre o mesmo, como restaurante fechado por falta d'água, por exemplo. Um usuário dos bandejões disse, em março de 2015: "Já fui a todos os bandejões que estavam abertos, só para ver como estava a fila naquele momento, por conta de longas filas que sempre enfrento, mas que às vezes elas quase não existem".


A Proposta

A proposta do nosso trabalho de conclusão de curso é desenvolver um serviço que consistirá em um aplicativo mobile de compartilhamento de informações sobre o bandejão para tentar solucionar esses problemas. Nós estamos supondo que os usuários têm interesse de saber o estado da fila nos bandejões para tomar decisões melhores e saber sobre outras informações de difícil acesso. Vamos utilizar a metodologia Lean Startup para validar todas essas hipóteses e para estruturar o desenvolvimento do app, além de medir o quanto foi útil a aplicação da metodologia para o projeto, com relatórios de sua utilização no projeto.


Nosso Plano

A princípio vamos desenvolver um MVP (Produto Minimamente Viável) com o mínimo implementado para podermos testar a hipótese de valor do nosso produto, ou seja, testar se o nosso produto tem um valor real para os usuários. Então, através de iterações de uma a duas semanas vamos desenvolver novas funcionalidades e validá-las através de testes de comportamento do usuário, como A/B testing, principalmente com dados analíticos e estatísticos que são dados pela loja de aplicativos (Google Play Store). Temos reuniões semanais de status e discussão todas as Quartas (10h) e Domingos (20h).

Cronograma tentativo:
- Março-Abril: Estudo inicial da metodologia e planejamento da ideia
- Maio-Novembro: Desenvolvimento contínuo e análise dos dados
- Julho-Novembro: Monografia


O Objetivo

O objetivo deste trabalho é aprender na prática como os ensinamentos de Eric Ries se aplicam para desenvolver um produto que a comunidade USP possa utilizar, especificamente sobre as filas dos restaurantes universitários.