Foi desenvolvida uma versão inicial do programa simulador de movimento
browniano utilizando-se o programa Glade, da biblioteca GTK, para desenhar a
interface, e o programa glade--
, para gerar o código em C++ para a
interface desenhada. O programa Glade gera, a partir da interface desenhada, um
arquivo no formato XML, contendo as especificações de cada componente
(widget) da interface. Passa-se esse arquivo para o programa
glade--
para que este gere o código em C++.
A versão inicial do programa contava com uma interface simples, como mostra
a Figura . O objetivo desta versão era tomar contato com as
bibliotecas a serem utilizadas, mostrando objetos tridimensionais na tela e
manipulando os widgets da interface.
Partindo desta versão, incrementou-se a interface, como se pode ver na Figura
. Aqui, o objetivo era manipular os objetos criados,
alterando suas posições e animando-os. Como já havia um pouco mais de
complexidade no programa, com a introdução de um parser para as caixas
de texto com as coordenadas dos objetos, introduziram-se testes unitários no
programa.
![]() |
Luiz Fernando Oliveira Corte Real 2008-11-28