Assunto: Fluxo de
dados em workflows científicos: O
Sistema KEPLER
Resumo da monografia
A monografia terá como base o sistema para workflows científicos denominado KEPLER. Neste trabalho o enfoque será na estrutura de controle de fluxo de dados.
KEPLER é um sistema de computação de código aberto específico para análise, manipulação, modelagem e simulação de dados científicos. Esse sistema oferece ao usuário um ambiente de desenvolvimento de soluções, gerenciamento e análise de dados para workflows científicos.
Desenvolvido para auxiliar em projetos de cunho científico, KEPLER é utilizado em áreas como bioinformática, ecoinformática e geoinformática proporcionando aos cientistas uma ferramenta de criação e execução de experimentos computacionais.
O trabalho tem como objetivo estudar o fluxo de dados no KEPLER através de estudos de caso a serem implementados.
Julho/Agosto: aprofundamento nos estudos e intensificação da utilização do KEPLER, seleção de dois exemplos de workflows a serem implementados.
Setembro: implementação dos estudos de caso selecionados e início da análise dos resultados.
Outubro/Novembro: criação do pôster e da apresentação, elaboração da monografia.
A estrutura apresentada abaixo será a base da monografia a ser entregue. No entanto, ela poderá sofrer pequenas modificações no decorrer do desenvolvimento do trabalho.
− Introdução
1. Visão geral e motivação
2. Contextualização do assunto abordado
− Conceitos e tecnologias estudadas
1. Modelo orientado a Atores
2. Álgebra de processos
3. Redes de Petri
− Atividades realizadas
− Resultados obtidos
− Conclusões
− Bibliografia
− Relação do trabalho com o curso
− Desafios e frustrações
− Conclusões e
observações
1. S. Bowers and B. Ludäscher. Actor-oriented design of scientific workflows. In Proc. of the Intl. Conf. on Conceptual Modeling (ER), 2005.