Estudo e implementação de
redundância de serviços na rede do IME

Guilherme Camilo Amantéa - #USP: 5123114
Guilherme Grimaldi Nepomuceno - #USP: 2869330
Orientador: Prof. Dr. Arnaldo Mandel

Conteúdo


Resumo Objetivos Cronograma Estrutura
Poster Apresentação Monografia Diretório LVS

Resumo

Um sistema tolerante a falhas é capaz de continuar funcionando mesmo quando alguns de seus componentes ficam indisponíveis por qualquer motivo (planejado ou não). No caso de uma rede de computadores, o objetivo é manter serviços como DNS, E-mail, NFS e web disponíveis durante todo o tempo.

Um dos métodos para garantir essa propriedade é a implementação de redundância dos servidores, que pode ser feita na forma de estepe, em que um servidor é ativado apenas quando o original cai, ou de duplicação, em que mais de um servidor oferece o mesmo serviço ao mesmo tempo.

Uma das vantagens da utilização de duplicação é o balanceamento de carga: dois ou mais servidores que oferecem o mesmo serviço de forma cooperativa, distribuindo entre si a demanda. Para o usuário, é como se existisse apenas um servidor sempre disponível.

A rede do IME mantém diversos tipos de serviços, tanto para sistemas UNIX quanto para Windows. Há situações em que alguns desses serviços ficam indisponíveis, seja por falhas ou por necessidade de manutenção. Isso é muito ruim para os usuários - professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica - que precisam da rede para realizar suas atividades acadêmicas.

Objetivos

O objetivo principal é garantir que os serviços estejam disponíveis 100% do tempo. Desligamentos ou falhas de servidores devem ocorrer de forma transparente para o usuário. Para isso, os seguintes itens devem ser considerados:

  • Estudo dos métodos mais conhecidos de redundância atualmente;
  • Determinação de quais desses métodos se adequam às condições e necessidades da rede do IME;
  • Implementação.

Cronograma

O projeto pode ser dividido nas seguintes partes:

  1. Sondagem sobre serviços, servidores e responsáveis na rede do IME;
  2. Estudo sobre formas de redundância para esses servidores;
  3. Testes de viabilidade em uma subrede;
  4. Implementação na rede do IME;
  5. Redação da monografia e confecção do pôster.
Atividades Meses
03 04 05 06 07 08 09 10 11
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Estrutura

A estrutura da monografia será dividida em duas partes:

  1. Parte técnica: será escrita em conjunto e será subdividida em:
    • Introdução, em que apresentaremos as motivações do projeto e seus objetivos gerais;
    • Conceitos e tecnologias estudadas, em que apresentaremos os conceitos de tolerância a falhas, redundância e balanceamento de carga, como eles resolvem o problema proposto e quais ferramentas utilizamos para aplicá-los;
    • Atividades realizadas;
    • Resultados obtidos, em que pretendemos mostrar estatísticas de desempenho e de tempo sem indisponibilidade de serviços;
    • Conclusão;
    • Bibliografia.
  2. Parte subjetiva, que será escrita por cada um dos integrantes e conterá suas experiências individuais durante o desenvolvimento do projeto.