Flavio da Silva Mori Junior

Fazer esse trabalho de formatura foi uma verdadeira Epopéia, não só pelo tempo que levamos como pelas dificuldades que encontramos.

A proposta do Alex foi muito interessante para nós, pois além de ser uma área do nosso interesse, também poderíamos começar a desenvolver o nosso trabalho de formatura com antecedência. Essa antecedência foi boa, pois nos deu mais tempo para entrarmos em contato com os assuntos relacionados e pesquisarmos. Porém, isso também fez enfrentarmos mais desafios, como por exemplo, as documentações existentes no início do nosso trabalho, que não eram tão atualizadas e detalhadas como as existentes atualmente.

Além disso, alguns programas que usamos não tinham pacotes APT com suporte TLS, o que nos obrigava a compilá-los. Algo que achei legal foi que o período do desenvolvimento do nosso trabalho de formatura foi mais ou menos o mesmo do LDAP tornar-se popular.

O que me impressionou, foi ver como a maioria das equipes que desenvolvem software livre não se preocupa em fazer uma documentação decente. Além de não explicar pontos críticos, elas possuem exemplos despadronizados e sem nenhuma organização. Várias vezes, quando tínhamos implantado algum serviço, descobríamos que havia um outro modo melhor de fazê-lo.

No início, principalmente, foi uma verdadeira batalha o nosso trabalho no SI. Já que dividíamos o tempo de atender chamados com o de pesquisa do LDAP, muitas vezes ficávamos atolados em chamados. Computadores necessitando manutenção, instalação de programas e sempre um vírus novo ameaçando a segurança da Rede IME.

Depois que paramos de trabalhar no SI e continuamos somente com o projeto de formatura, tivemos mais tempo, mas mesmo assim nem tanto, afinal tínhamos as outras matérias para fazer.

Um dos nossos objetivos é que essa monografia sirva de base para pesquisa para pessoas que estão iniciando no LDAP.

Para escrevermos ela, utilizamos um formato chamado DocBook, que é o formato em que o TLDP (The Linux Documentation Project) aceita as documentações e em que os livros da O'Reilly são escritos. Portanto, também tivemos que aprender DocBook, mas com certeza valeu a pena, pois esse formato é muito bom para se escrever artigos, livros e documentações.

No início, fazíamos regularmente reuniões com o Arnaldo para explicarmos as características do LDAP e como ele poderia atender às necessidades da rede. Então o Arnaldo nos dizia os requisitos que deveriam ser atendidos e deixávamos combinado que iríamos pesquisar sobre algum assunto.

Além dessas reuniões com o Arnaldo, que é o supervisor da rede, também fazíamos reuniões o Alex, que na época era o administrador da rede.

Depois do Alex, tivemos mais dois administradores de rede: o Paul, que não sabemos o que aconteceu com ele após o seu surto de empolgação com o LDAP, e o Succi, o administrador atual.

Essas mudanças na administração também foram desafiadoras para nós. Tínhamos que chegar a um acordo entre as idéias do Arnaldo e a dos administradores, já que cada vez era um diferente. Passou-se até mesmo uma época entre o Paul e o Succi em que a rede ficou sem administrador.

O Marcelo e o Airton, que veio do CEC para o SI, também acompanharam o desenvolver do nosso trabalho.

De uma forma geral, o trabalho com o Erich e os outros membros do SI fluiu bem. Aprendemos com isso a ter jogo de cintura e a trabalhar em equipe.

Eu gosto da área de gerenciamento de redes, pois atualmente todo sistema grande de computação em qualquer empresa envolve uma rede de computadores. O serviço de diretório do LDAP vem de uma idéia muito boa de centralização de informação. Sabemos que no mundo de hoje, o armazenamento e gerenciamento de informação é algo vital, principalmente com a demanda crescente pelo seu acesso.

Eu provavelmente vou querer seguir a minha vida profissional na área de conhecimento relacionada com o trabalho de formatura. Além do LDAP propriamente dito, em áreas relacionadas a gerenciamento de rede, banco de dados e segurança.

Eu pretendo prestar as provas da LPI. Até mesmo porque a terceira prova cobra muito do conhecimento que usamos no nosso trabalho: autenticação, Samba e LDAP. Uma outra certificação muito boa para gerenciamento de redes, que eu viso fazer, é a da CISCO. Além disso, também quero outras certificações relacionadas a outras áreas, como a de Java.

Disciplinas do BCC Mais Relevantes

MAC0110 - Introdução à Computação

É através dessa matéria que temos o primeiro contato com a computação na faculdade. Com certeza essa matéria é pre-requisito para todas as outras, pois introduz conceitos importantes que usamos ao longo da faculdade.

MAC0211 - Laboratório de Programação I

Nessa matéria aprendemos ferramentas de linha de comando do Linux. Esse conhecimento é indispensável para a administração de uma rede de computadores.

MAC0242 - Laboratório de Programação II

Aprendemos programação com scripts. O uso de scripts são fundamentais para a implantação do serviço de diretório assim como de vários outros serviços de rede.

MAC0323 - Estruturas de Dados

A estrutura da DIT (Directory Information Tree) é uma estrutura de dados em que são representadas as informações do diretório. É uma estrutura de árvore hierárquica. Essa matéria ajudou a conhecermos a estrutura de dados de árvore e outras estruturas que são usadas no serviço de diretório LDAP.

MAC0332 - Engenharia de Software

Nessa matéria aprendemos como fazer a análise e especificação de requisitos e também testes, necessários para esse nosso projeto.

MAC0426 - Sistemas de Bancos de Dados

As informações do serviço de diretório são armazenados em uma base de dados que funciona como backend. Nessa matéria aprendemos os conceitos de bancos de dados necessários para o entendimento de como funciona o armazenamento das informações.

MAC0422 - Sistemas Operacionais

O objetivo do nosso trabalho é autenticação integrada de diferentes sistemas operacionais em uma rede de computadores. Com essa matéria, entendemos melhor a diferença entre o funcionamento dos diferentes sistemas operacionais.

MAC0448 - Programação para Redes de Computadores e PCS0210 - Redes de Computadores

Essas matérias ajudaram a entender melhor como funciona uma rede de computadores. Foram inúmeros tópicos fundamentais para desenvolvermos nosso trabalho de formatura, como TCP/IP, serviços de rede e segurança de dados.

MAC0441 - Programação Orientada a Objetos e MAC0413 - Tópicos de Programação Orientada a Objetos

Na implementação do servidor LDAP existem vários conceitos de programação orientada a objeto. Por exemplo: uma entrada do diretório pertence a uma ou mais classes, que determinam quais os atributos a entrada tem. Além disso, essas matérias ensinaram a gente como organizar um projeto.

FLC0474 - Língua Portuguesa

Essa matéria é importante, pois sem saber o uso correto da língua portuguesa, não seria possível escrever essa monografia!