Experiência Pessoal

1.      Desafios e Frustrações Encontrados no Estágio

Considero um desafio lidar com o desconhecido, logo o primeiro desafio que encontrei foi a procura do estágio. Entretanto foi apenas o passo inicial e mais fácil encontrá-lo. Logo percebi que o curso do BCC é bem valorizado no mercado. Este nos prepara para tarefas bem mais complexas do que as que encontramos no estágio. O que encontrei como desafio foi lidar com cobrança por prazos curtos e necessidade de assimilação rápida de conceitos.

Ainda não passei por frustração neste período de estagiário, tenho um ótimo relacionamento com os membros da minha equipe de trabalho, estes que nunca negaram auxílio em momento algum. Saliento ainda que meus colegas de trabalho sempre me orientaram a priorizar a graduação no BCC, sendo relevantes em períodos de prova e entrega de exercícios. Uma diferença entre as tarefas realizadas no BCC e a tarefa na empresa é a postura mais séria no ambiente empresarial.

2.      Disciplinas mais relevantes

As disciplinas que foram mais relevantes neste trabalho foram:

MAC110 – Introdução à Computação e MAC122 - Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos – A base de tudo.

MAE121 e MAE212 – Estatística I e Estatística II – Conceitos básicos utilizados no desenvolvimento do software financeiro.

MAC426 – Sistemas de Banco de Dados – Acredito que é indispensável ter noções sobre Banco de Dados em qualquer área empresarial.

MAC211 e MAC242 – Laboratório de Programação I e II – Podemos ter mais noção de como são projetos que envolvem mais etapas.

MAC438 – Programação Concorrente – Como o próprio nome diz, para a manipulação de processos em paralelo que precisei utilizar no software que desenvolvi.

3.      Considerações Finais

Quando ingressei no BCC acreditava que o curso fosse menos focado na parte teórica. Foi um dos motivos que me fez desanimar muito nos primeiros anos, pois acreditei que o curso fosse focado no mercado. Fica a sugestão de que sejam lecionadas mais matérias práticas.

Uma outra sugestão é a de serem oferecidos muitos, mas muitos trabalhos em grupo. Sugiro isso em nome de alunos que são mais “tímidos”, já que passamos muito tempo em frente à máquina sem interação com outros companheiros e o mercado procura por pessoas que além de inteligentes, sejam mais sociáveis.

Outro ponto que existe é o de existirem professores (não me refiro à maioria) que não gostem de dar aula ou não tem aptidão ou didática para lecionar. Não sei como se contorna isso, mas é triste notar vários companheiros de BCC descontentes com o curso, mas na verdade a razão é o fato de não se motivarem com aulas desses professores. Muitas vezes já vi colegas (eu, inclusive) pensando em desistir do curso por estar com a auto-estima muito baixa. Será que não existe maneira melhor de se lecionar do que oferecendo um curso no qual o índice de formados no período certo é menor que 50%?

Nesses anos todos no BCC amadureci bastante no sentido de ser mais dedicado ao curso, focando mais o término da graduação. Apesar do começo de graduação ter sido um pouco conturbado, aprendi a ser mais responsável, disciplinado e persistente neste curso. Infelizmente não me sinto estimulado a continuar uma pós-graduação por enquanto, por ter sofrido bastante durante a graduação.

4.      Agradecimentos

Agradeço a todos meus amigos e minha família pelo apoio que me deram nos momentos de dificuldade. Agradeço aos professores José Coelho, Carlos Eduardo Ferreira e Waldemar Setzer por me orientar em momentos decisivos. Ao professor Alfredo Goldman pela assistência neste trabalho. Um obrigado especial para minha companheira, Renata.