JUnit
JUnit é um framework de código aberto com suporte a criação de testes automatizados em Java [junit]. Possibilita a criação e execução de testes e conjuntos de testes de forma automática facilitando o processo de desenvolvimento.

Possui várias versões:
  • linha de comando;
  • GUI AWT;
  • GUI Swing;
  • Plug-in para o Eclipse;

Com os testes automatizados, é possível garantir o funcionamento das unidades e módulos já desenvolvidos do sistema. O hábito de escrever testes unitários durante o processo de desenvolvimento torna o código mais estável e confiável. Além disso, evita atrasos no cronograma pois a maioria dos erros são detectados e facilmente corrigidos. [XP].

O uso do JUnit no desenvolvimento do sistema Borboleta


Utilizamos a versão plug-in para o Eclipse do JUnit. Para cada unidade do sistema, um teste foi construído (abrir conexão com o banco, acesso aos dados, ler arquivo XML, escrever arquivo XML, etc ...).

A principal vantagem que o uso do JUnit trouxe para o desenvolvimento foi o estímulo à implementação de unidades de teste. Devido a forma fácil com que os testes são implementados com o uso do framework, não perdemos muito tempo com o desenvolvimento e execução dos mesmos. Além disso, o JUnit nos mostra de forma simples onde o erro ocorreu. Assim, a correção é mais rápida e eficaz, acelerando o processo de desenvolvimento do sistema.