[ Anterior | Índice | Seguinte ]

Signed Binary Representations Revisited

Juliana Lai Yeh Lee
Orientador: Routo Terada
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo


Desafios e Frustrações

       Desde o primeiro ano do curso, quando o professor de ÁLGEBRA I nos mostrou alguns métodos que eram usados para criptografar mensagens, que me interessei pela área de Criptografia e segurança. Fiz MAC0336 - Criptografia e Segurança de Dados e percebi que realmente me interessei pela área.

       Quando decidi fazer a iniciação científica, tinha dúvidas com relação ao projeto a ser definido, como sua aplicação no dia-a-dia e sua implementação (se teria interface gráfica ou não, em qual linguagem seria feito, entre outras dúvidas.).

       Resolvi optar pela linguagem C, embora tenha feito também código-fonte em Java (para implementação da interface gráfica; porém, como não obtive muito sucesso em sua implementação, acabei deixando de lado a implementação em Java e permaneci com a da linguagem C).

       No final, estou frustrada por não ter conseguido implementar o que desejava, e pelo fato de que o projeto não tem uma aplicação tão prática quanto o EXERCÍCIO PROGRAMA que foi feito em MAC0336, o qual criptografa e decriptografa arquivos. Além disso, o código pode ser reescrito, uma vez que alguns dos algoritmos utilizados não seguem os pseudocódigos do paper [2] que encontra-se na Bibliografia.


DCC - IME - USP