A importação e exportação de dados entre os sistemas Desktop e Móvel foi implementada utilizando a biblioteca kXML [kxml].
Antes de introduzirmos a biblioteca kXML, vamos explicar alguns conceitos/tecnologias utilizadas pela biblioteca:
- XML [xml]:
Extensible Markup Language, ou XML, é uma linguagem de script
para representar um estrutura de dados em um arquivo texto. Teoricamente qualquer estrutura de dados pode ser representada pelo XML. Pelos dados serem armazenados em um arquivo texto, a XML permite visualizar os dados sem o programa que os gerou. Arquivos XML são facilmente gerados e lidos pelos computadores, eles não possuem ambigüidade e evitam pequenas armadilhas dos dados em formato texto, como falta de estensibilidade, ausência de suporte à internacionalização e localização, e dependência de plataforma.
- Analisador sintático de XML [xmlpar]:
Um analisador sintático é um programa que pega uma entrada de dados em formato sequencial, tags ou outra sequência de sinais, e os quebra em partes facilmente gerenciáveis. Um analisador sintático de XML é projetado para ler e, com alguma lógica, interpretar documentos XML. Uma vez executado, o analisador reconhece e executa alguma ação de acordo com a estrutura XML encontrada.
- Analisador sintático XML pull-based [xmlpull]:
Um analisador sintático XML pull-based é um analisador sintático faz a leitura do arquivo XML em pequenas porções de cada vez. O analisador requisita a próxima porção de dados a ser processado repetidas vezes até o fim do arquivo. Neste método, o processamento e o consumo de memória é mais baixo que outros métodos de análise de documentos XML. Outros métodos comuns para analisar um arquivo XML são o SAX (Simple API for XML) e DOM (Document Object Model)[xmlpull], porém estes dois métodos consomem memória e processamento acima das capacidades de muitos dispositivos J2ME.
O kXML provê uma coleção composta de um analisador sintático e de um gerador de XML
para todas as plataformas Java, incluindo o Java 2 Micro Edition. Devido à sua pequena quantidade de memória necessária para executar, a biblioteca é bem adequada para aplicações Java que executam em PDAs.
As principais características relevantes da kXML para o projeto foram a pequena quantidade de memória alocada pelo Sistema Operacional necessária para executá-la e o analisador sintático pull-based para análise simplificada de estruturas XML aninhadas e modularizadas.
|