![]() |
O Espelho Digital |
Agradeço a Walter Toscano e a Marcos Daddio pela ajuda, sugestões e material cedido.
O objetivo da área de Processos e Sistemas Editoriais é de garantir e suportar os processos e sistemas de produção, gerenciamento, armazenamento de conteúdo e interfaces de disponibilização para os diversos tipos de mídia.
Dentro da área, mais especificamente, estou participando de um projeto denominado Espelho Digital, explicado a seguir.
O Espelho é o "mapa" da revista. Nele estão inseridos:
|
|
Todas as publicações da Abril utilizam o Espelho, seja ele desenhado em papel ou em algum software comercial.
O Espelho Digital integra três grandes processos de uma Editora: Editorial, Publicidade e Gráfica.
Esse sistema permite visualização das páginas da revista em cada fase, desde da criação, edição, alteração, até o seu envio à gráfica. Vários processos manuais foram automatizados, trazendo muitos ganhos ao processo produtivo. Pode-se citar, entre muitos outros:
Dentro da Abril, cada revista possui uma área editorial responsável pela produção do seu conteúdo. Já o setor de publicidade é dividido de acordo com o público alvo. Dessa forma, um único setor de publicidade é responsável por diversas revistas que possuam o mesmo público alvo.
Cada usuário do Espelho Digital pertence a uma equipe (editorial, publicidade ou gráfica) que possui permissões de acesso e visualização de cada conteúdo, dentro de uma mesma revista. Estas permissões são definidas por cada diretor de redação. Além disso, cada página possui um status para apontar o seu estado. Através desse status, visto por cores diferentes, pode-se saber que equipe está trabalhando em cada página, ou então, a situação da página no processo de produção da revista..
Na figura acima, podemos enxergar somente os anúncios da revista. A imagem de que se parece com "edifícios", mostra uma página editorial ou então uma dupla editorial. O retângulo laranja com um traço na diagonal representa um anúncio cuja imagem ainda não está disponível. O "X" sobre a página indica que já foi gerado um arquivo em formato PDF de alta resolução, para análise e a cor verde indica que a página já foi liberada para impressão na Gráfica.
O processo de Criação do Espelho é o seguinte:
A criação do espelho e a definição do número de cadernos, tipo de lombada associada e páginas é responsável pelo setor de Coordenação de Publicidade. O cadastro da estrutura da revista no Espelho Digital é realizada através do Simulador SAP - Sistema de Administração da Produção (não é o SAP conhecido no mercado).
A área editorial é responsável pela produção do conteúdo editorial. São eles os responsáveis por receber as informações adquiridas pelos repórteres e fotógrafos para produzirem as páginas de reportagens, eventos, shows e matérias sobre os mais diversos assuntos. O software mais utilizado para a criação das páginas da revista é o Quark Xpress.
A publicidade é responsável pela venda de páginas de anúncios que vão compor a revista. Todo o controle de vendas de anúncios é controlado pelo Sistema de Vendas de Publicidade (SVP). Cabe a eles definir que anúncios serão colocados nos espaços deixados pela redação. Também é responsabilidade da publicidade controlar a chegada e a validação da imagem do material que será publicado pelo anunciante.
A cada página, é checada se a resolução de todas as imagens é adequada, se esta possui sangria e marcas de corte devidamente ajustadas e também, se a quantidade de tinta CMYK em cada ponto da página está de acordo com o nível permitido pela gráfica, para que este anúncio não tenha problemas ao ser impresso.
A Coordenação de Publicidade então insere os anúncios nestas páginas e posiciona-a imagem de acordo com as marcas de corte. O setor de Arte faz a integração do Conteúdo Editorial a o Espelho, define pela inclusão ou exclusão do rodapé de cada página, efetua a geração e verificação dos arquivos (em formato PDF) que será enviado para a Gráfica. Após todo o processo, a Gráfica gera a impressão em série das revistas. Alguns detalhes adicionais sobre o processo de produção pode ser encontrado dentro dos termos técnicos citados e explicados acima.
Neste período de implantação, a equipe se divide em determinadas tarefas. Enquanto alguns dão treinamento as equipes editoriais que receberão o novo sistema, outros cuidam da parte de testes e configuração para que não haja problemas na entrada da nova revista. Enquanto o projeto ainda estiver em fase de implantação, o suporte aos problemas encontrados na produção também é de responsabilidade da equipe. A minha tarefa consiste em testar todos os processos do Espelho Digital antes da sua implantação nas áreas editoriais, bem como, sempre que possível, propor melhorias no processo proposto.
O projeto se iniciou no início de 2003, com a especificação e customização do software e, no início de 2004, o projeto começou a ser implantado nas áreas editoriais. Abril de 2005 é a data prevista para a conclusão desta fase.
Não sei se existem livros específicos que expliquem o processo de produção de revistas e a modelagem de negócios de uma Editora. Por esse motivo, compreender os sistemas e todas as suas funcionalidades torna-se mais complicado. As nossas bases de auxílio são os documentos que contém as especificações do sistema, manuais de instruções e, principalmente, o conhecimento compartilhado pela equipe.
Presenciei um treinamento sobre comunicação. O treinamento visa a melhoria da comunicação dentro da empresa, ensinando, de uma forma divertida, a comunicar com as pessoas de variados perfis. Para isso, foram necessários alguns testes para entendermos primeiramente o nosso próprio perfil. Após o teste, foram apresentadas algumas situações, a forma ideal de se interagir com cada tipo e formas de se aprimorar os nossos pontos necessários.
Dentro da área técnica, tive contato com todos os sistemas acima citados, um pouco de scripts em Perl, Excel, Access e Oracle.
O diálogo, as reuniões, os e-mails, os cronogramas, as planilhas de controle e as reuniões com o Comitê do Projeto foram as formas de acompanhamento utilizadas no período.