Robótica Cognitiva
Projeto FAPESP: 03/08311-3 (out/03 - set/04)
IME - USP

Avaliações de projetos anteriores


Introdução
Primeira avaliação
Segunda avaliação

 

Introdução

Nesse trabalho será analisado duas monografias criadas para essa disciplina nos anos anteriores. O objetivo desse trabalho é ter contato com as monografias criadas anteriormente, se familiarizando com os moldes do texto e usá-lo como base para o desenvolvimento de uma nova monografia.

Os principais critérios para a escolha das monografias foram: monografias baseadas em projetos de iniciação científica e monografias com boas notas. Esses critérios foram utilizados para selecionar bons modelos para a monografia do meu projeto de formatura, que será baseado em uma iniciação científica.


Primeira avaliação

Informações da monografia

Avaliação da parte técnica

A parte técnica da monografia foi bem elaborada. Os alunos descreveram desde equipamentos usados no projeto até a estrutura de como deveria ser o funcionamento do programa desenvolvido. As explicações contidas na monografia são claras e em grande parte ilustradas, pois o tema envolve localização, disposição e escolha de objetos (widgets) na tela.

Apesar de bem clara, o final da monografia foi escrito de forma pessoal (na segunda pessoa do plural) enquanto grande parte dela foi escrita de forma impessoal. Essa mudança não atrapalha o entendimento do texto, mas gera uma sensação de perda de qualidade e conteúdo.

Avaliação da parte subjetiva

A parte subjetiva do projeto também foi bem desenvolvida. Os alunos comentaram decisões e justificaram o não comprimento das metas de sem prejudicar o conteúdo e credibilidade da monografia.

Um exemplo interessante é a discussão sobre a participação do orientador (Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto) no projeto. Os alunos comentam e comparam o sistema de reuniões esporádicas (adotado) com o de reuniões semanais.

Críticas, elogios e comentários

O texto apresenta de forma clara a proposta do projeto, o que enriquece a monografia, pois o projeto não pode ser concluído. Entretanto, o fato de não ter sido possível concluir o projeto desanima o leitor, pois não há uma conclusão sobre a técnica proposta. Ao ler essa monografia, o leitor fica apreensivo para ver a comparação, ou seja, uma conclusão sobre as vantagens reais, do deslocamento do apontador (pointing) através do deslocamento da retina, usando a política proposta e as políticas do Magic Pointing, e o uso apenas do mouse como dispositivo de interface com o ambiente gráfico.


Segunda avaliação

Informações da monografia

Avaliação da parte técnica

Como na primeira monografia analisada, a parte técnica foi bem elaborada. Apesar do aluno não descrever tão bem os recursos de hardware utilizados, a descrição dos softwares usados para criação do sistema foi bem feita e ilustrada (no caso do Simulador de Expressões Faciais).

Outro fator que enriquece essa monografia é a apresentação de alguns artigos sobre os temas envolvidos nesse projeto e a discussão sobre um programa similar ao Face Tracker, o FaceWorks.

Avaliação da parte subjetiva

O aluno desenvolveu bem a parte subjetiva do projeto. Como na primeira monografia avaliada, o aluno comenta a participação do orientador (Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto) no projeto e os problemas encontrados nos computadores do LaTIn (Laboratório de Tecnologias de Interação).

Outro fato interessante é a descrição da interação entre os projetos desenvolvidos no LaTIn. Esses projetos eram desenvolvidos de forma independentes e uma vez por semana, um integrante do grupo apresentava um assunto relacionado ao seu projeto em desenvolvimento.

Críticas, elogios e comentários

Apesar do texto conter alguns erros tipográficos, a monografia foi escrita de forma clara e concisa. Ao contrário da monografia anterior, esse projeto foi terminado e apresenta uma ótima conclusão, onde são apresentados os pontos do projeto que ainda podem ser melhorados e os pontos do projeto que já possuem um resultado satisfatório.




Avaliações de projetos anteriores Proposta Poster Apresentação Monografia