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Robótica
Cognitiva
Projeto
FAPESP: 03/08311-3 (out/03 - set/04)
IME
- USP
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Avaliações de projetos anteriores
Introdução
Nesse trabalho será analisado duas monografias criadas para essa disciplina nos
anos anteriores. O objetivo desse trabalho é ter contato com as monografias
criadas anteriormente, se familiarizando com os moldes do texto e usá-lo como base
para o desenvolvimento de uma nova monografia.
Os principais critérios para a escolha das monografias foram: monografias
baseadas em projetos de iniciação científica e monografias com boas notas. Esses
critérios foram utilizados para selecionar bons modelos para a monografia do meu
projeto de formatura, que será baseado em uma iniciação científica.
Primeira avaliação
Informações da monografia
- Nome dos alunos: Danilo Eiji Seki e Thiago Schumacher Barcelos
- Ano em que a disciplina foi cursada: 2002
- Nota obtida: 10 (para ambos os integrantes)
- Endereço da monografia}:
http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-02/monografias/dseki/
- Resumo da monografia
O tema da monografia foi o projeto de iniciação científica desenvolvido
pelos dois alunos durante os meses de Junho de 2002 à Dezembro de 2002. Esse
projeto consiste implementar e testar uma nova
estratégia para posicionamento do mouse através da aquisição de imagens
infravermelho através de uma câmera. Esse tipo de entrada, que já esta sendo
desenvolvido há alguns anos, tem como objetivo poupar tempo do usuário ao
interagir ambientes WIMP (Windows Icons, Menus and Pointing) e gerar uma
possível maneira de interagir com novos paradigmas representação gráfica de
informações, como a realidade virtual.
A política proposta no projeto foi implementada estendendo o software Magic
Pointing e consiste em deslocar o mouse para o widget mais próximo da
região observada pelo usuário. Apesar do projeto não ter sido concluído, foi
implementado a política desejada para alguns widgets (botões, caixas de seleção
e caixas de opção) e redefinida a configuração do Magic Pointing.
Avaliação da parte técnica
A parte técnica da monografia foi bem elaborada. Os alunos descreveram desde
equipamentos usados no projeto até a estrutura de como deveria ser o funcionamento
do programa desenvolvido. As explicações contidas na monografia são claras e em
grande parte ilustradas, pois o tema envolve localização, disposição e escolha
de objetos (widgets) na tela.
Apesar de bem clara, o final da monografia foi escrito de forma pessoal (na
segunda pessoa do plural) enquanto grande parte dela foi escrita de forma
impessoal. Essa mudança não atrapalha o entendimento do texto, mas gera uma
sensação de perda de qualidade e conteúdo.
Avaliação da parte subjetiva
A parte subjetiva do projeto também foi bem desenvolvida. Os alunos comentaram
decisões e justificaram o não comprimento das metas de sem prejudicar o conteúdo
e credibilidade da monografia.
Um exemplo interessante é a discussão sobre a participação do orientador
(Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto) no projeto. Os alunos comentam e comparam o
sistema de reuniões esporádicas (adotado) com o de reuniões semanais.
Críticas, elogios e comentários
O texto apresenta de forma clara a proposta do projeto, o que enriquece a
monografia, pois o projeto não pode ser concluído. Entretanto, o fato de não ter
sido possível concluir o projeto desanima o leitor, pois não há uma conclusão
sobre a técnica proposta. Ao ler essa monografia, o leitor fica apreensivo para
ver a comparação, ou seja, uma conclusão sobre as vantagens reais, do deslocamento do
apontador (pointing) através do deslocamento da retina, usando a política
proposta e as políticas do Magic Pointing, e o uso apenas do mouse como
dispositivo de interface com o ambiente gráfico.
Segunda avaliação
Informações da monografia
- Nome do aluno: Bruno Pera
- Ano em que a disciplina foi cursada: 2003
- Nota obtida: 10
- Endereço da monografia:
http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-03/monografias/rec/pera/
- Resumo da monografia
O tema da monografia foi o projeto de iniciação científica desenvolvido pelo
aluno durante o ano de 2003 com o financiamento da FAPESP. Esse projeto consiste
em criar um espelho virtual, ou seja, capturar e exibir o rosto do usuário em
movimento (em tempo real). Esse tipo de interface tem como objetivo criar uma
nova forma de interação homem-máquina, que poderá ser usada em outros
paradigmas de ambientes gráficos, como a realidade virtual.
Para implementar o espelho virtual, o aluno integrou, através de comunicação via
sockets, dois softwares: Simulador Gráfico de Expressões Faciais (SGEF)
e Face Tracker. O primeiro é capaz de representar um rosto humano e o movimento
de alguns músculos faciais através de polígonos. Já o segundo software, Face
Traker, é capaz de detectar e rastrear faces de imagens recebidas de uma câmera
infravermelho. Além de integrar os dois programas, também foi realizado um
sistema para renderizar o rosto obtido usando como textura algumas
regiões de uma foto original do rosto do usuário.
Avaliação da parte técnica
Como na primeira monografia analisada, a parte técnica foi bem elaborada. Apesar
do aluno não descrever tão bem os recursos de hardware utilizados, a
descrição dos softwares usados para criação do sistema foi bem feita e
ilustrada (no caso do Simulador de Expressões Faciais).
Outro fator que enriquece essa monografia é a apresentação de alguns artigos
sobre os temas envolvidos nesse projeto e a discussão sobre um programa similar ao
Face Tracker, o FaceWorks.
Avaliação da parte subjetiva
O aluno desenvolveu bem a parte subjetiva do projeto. Como na primeira
monografia avaliada, o aluno comenta a participação do orientador
(Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto) no projeto e os problemas encontrados nos
computadores do LaTIn (Laboratório de Tecnologias de Interação).
Outro fato interessante é a descrição da interação entre os projetos
desenvolvidos no LaTIn. Esses projetos eram desenvolvidos de forma independentes e uma vez
por semana, um integrante do grupo apresentava um assunto relacionado ao seu projeto em
desenvolvimento.
Críticas, elogios e comentários
Apesar do texto conter alguns erros tipográficos, a monografia foi escrita de
forma clara e concisa. Ao contrário da monografia anterior, esse projeto foi
terminado e apresenta uma ótima conclusão, onde são apresentados os pontos do
projeto que ainda podem ser melhorados e os pontos do projeto que já possuem um
resultado satisfatório.