next up previous contents
Next: Definições Up: Introdução Previous: Introdução   Sumário

Visão geral

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de processos de produção (workflows ou fluxos de trabalho), desenvolvido partindo-se da análise detalhada de diversos softwares já consolidados no mercado.

As Workflow Engines são ferramentas especificamente voltadas para a modelagem de business processes; isto é, processos dinâmicos cuja evolução é condicionada ao cumprimento de tarefas pré-definidas. Estes processos são constituídos por diversos estados; é trabalho da Workflow Engine fornecer o ambiente e as ferramentas necessárias para que seja possível modelar, com o maior grau de flexibilidade e abrangência possíveis, tais processos. É também papel da Workflow Engine refletir no sistema, a cada instante, o estado global desses processos, bem como distribuir as tarefas e colher os resultados das diversas partes integrantes.

Para uma organização, há varias vantagens em utilizar um Sistema de Gerenciamento de Fluxos de Trabalho, entre elas, podemos citar:

Nos tópicos que se seguem, iremos abordar um caso de uso da aplicação, a arquitetura utilizada, algumas decisões de implementação, e a organização adotada durante o desenvolvimento do projeto.


next up previous contents
Next: Definições Up: Introdução Previous: Introdução   Sumário
Pedro Losco Takecian 2004-02-29