|
1. Introdução
Aluno: Rodrigo Dombrowski
Tipo do Trabalho: Estágio
Orientador: Francisco Reverbel
O objetivo desta monografia é apresentar informações técnicas e pessoais sobre o estágio realizado na empresa Touch Tecnologia e Informática durante o período de abril de 2002 à dezembro de 2003. Mostrar um pouco do trabalho realizado e também mostrar impressões pessoais sobre a integração do ambiente acadêmico com o ambiente profissional.
2. Parte Técnica A Empresa

A Touch Tecnologia e Informática, fundada a alguns anos atrás, tem como foco principal desenvolver sistemas para o grupo Diagnósticos da América.
A Diagnósticos da América atua no ramo de medicina diagnóstica e conta com 6 divisões - Delboni Auriemo, Lavoisier, Club DA, Bronstein, Lâmina e Santa Casa - atuando em 11 cidades, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Atende mais de 13 mil pacientes por dia, em mais de 116 unidades, realizando mais de mil opções de exames.
A Diagnósticos da América possui o primeiro laboratório clínico horizontal e totalmente informatizado do país. O Núcleo Técnico Operacional, em Alphaville, supre a demanda de todas as divisões, processando mais de 60 mil exames por dia, com 90% de automação.
O Sistema Motion
Escopo Geral:
O sistema Motion tem o como objetivo controlar e automatizar os processos
operacionais do Núcleo Técnico Operacional (NTO) de São Paulo, do Rio de Janeiro
e todas as suas unidades. É necessário que esse sistema seja flexível e
adaptável para comportar o rápido crescimento do grupo D.A.
Esse sistema está sendo desenvolvido totalmente com a tecnologia J2EE, utilizando muitas ferramentas java Open Source , principalmente as ferramentas do projeto Jakarta.
Desenvolvemos o sistema baseado em uma arquitetura multi-camada, sendo principalmente dividida em banco de dados Oracle 9i, servidor de aplicação Weblogic responsável pela maior parte do processamento e servidor web Tomcat responsável por atender as requisições dos clientes do sistema. Essa arquitetura foi escolhida devido à necessidade de grande adaptação, escalabilidade e performance que o sistema deve ter.
Escopo Específico de Trabalho
No projeto temos, atualmente, equipes responsáveis pelos seguintes módulos:
- Entrada de amostra no NTO, contemplando o início do processo que ocorre no NTO, em relação à mudança de status dos testes que devem ser feitos, notificação dos sistemas envolvidos...
- Digitação do laudo, etapa final do processo, onde o médico responsável pelo exame feito passa para as pessoas responsáveis o resultado do exame, e essas pessoas fazem a digitação para o laudo final. Como temos mais de mil exames diferentes, a tarefa de digitação do laudo é realmente muito complexa devido à grande diversidade dos exames existentes.
- Interface do sistema com as máquinas que realizam os exames. Atualmente temos aproximadamente 4 interfaces diferentes utilizadas no NTO.
- Integração dos sistemas antigos das unidades com o novo sistema, posteriormente esse sistemas serão substituidos, mas enquanto isso não acontece deve existir a integração entre esses sistemas.
- Controle de qualidade do processo no NTO, onde deve ser aferido as máquinas que fazem o processamento das amostras, a qualidade e o tempo de todo o processo.
- Outros módulos, incluindo geração de laudo, impressão de etiquetas, testes funcionais, etc.
No projeto, inicialmente estava na equipe que faria a entrada de amostras no NTO e posteriormente passei também a ser responsável pelo ambiente de desenvolvimento.
Tecnologias utilizadas no projeto
No sistema Motion, praticamente todas as tecnologias utilizadas são baseadas na tecnologia J2EE da Sun. E quase todo o ambiente de desenvolvimento utiliza Linux.
Nesse o projeto, estamos utilizando as seguintes tecnologias:
WebLogic Server 7.02:
Dois servidores no ambiente de desenvolvimento, um no ambiente de controle de qualidade e outro no ambiente de produção, mas ainda está sendo avaliado a arquitetura final para o ambiente de produção.
Tomcat:
A tempo levou à um disposição de 3 tomcat's no ambiente de desenvolvimento, mas podendo facilmente preparar outro ambiente para outros se houver a necessidade. Também temos um para o ambiente de teste e a arquitetura para a produção ainda está sendo avaliada.
Oracle 9i:
Principal banco de dados utilizado no sistema.
Jakarta Ant: Utilizado intensamente para as tarefas de deployment e build do sistema.
Jakarta Struts: Framework utilizado na camada web.
AspectJ: Utilizado pela ferramenta de construção de testes automatizados.
JUnit / Jakarta Cactus /
StrutsTestCase: Framework principal de testes do sistema.
Log4j: Ferramenta para o controle de logs do sistema.
Castor: Utilizado
no módulo que faz interface com os alguns sistemas das unidades.
CruiseControl: Ferramenta utilizado no ambiente de testes.
PostgreSQL: Utilizado na integração com alguns sistemas de unidades existentes.
voltar
|
|