next up previous contents
Next: Situação atual Up: Organização do projeto Previous: Responsabilidades   Sumário

Andamento

Num primeiro momento, consideramos um projeto diferente do apresentado nesta monografia. Seria desenvolvido um conjunto de ferramentas para desenvolvimento de intranets empresariais. Esse projeto, todavia, mostrou-se ser por demais genérico, considerando a nossa falta de conhecimento do domínio de aplicação de tal sistema. Optamos, portanto, por desenvolver algo que nos parecesse mais viável dentro da atual situação do grupo. A escolha foi um sistema de Workflow Engines.

Inicialmente dedicamos o nosso tempo ao estudo de algumas ferramentas (Workflow Engines) disponíveis no mercado, para compreendermos melhor o domínio da aplicação. No decorrer do primeiro semestre, também estudamos as tecnologias e padrões de design que pretendíamos utilizar. Algum esforço de modelagem também foi feito mas sem que chegássemos, no entanto, em nada concreto.

A modelagem, que estava prevista para ser finalizada até o final de julho, só foi concluída no final de agosto (e alterada em alguns pontos durante a implementação). Embora a modelagem do sistema parecesse ser uma tarefa simples, foi uma das etapas mais trabalhosas e desgastantes, e foi o início do atraso nos prazos que havíamos estipulado.

Até o começo de setembro todos os integrantes do grupo trabalharam em conjunto. O objetivo era que todos atingissem praticamente o mesmo nível de conhecimento das tecnologias e ferramentas analisadas, e que fôssemos capaz de decidir quais seriam as melhores opções. Optamos também por realizar toda a modelagem do sistema trabalhando juntos, para que todos opinassem em todas as partes do sistema, e que adquirissem uma visão geral do mesmo. Neste período, fazíamos reuniões mensais, para discutirmos o andamento do projeto, pensarmos em assuntos que não havia ficado muito claro nas discussões que mantinhamos através da lista de discussão por e-mail.

A divisão do grupo em duas equipes ocorreu no início da implementação. Optamos por realizar essa divisão para facilitar o processo de implementação, pois programávamos aos pares sempre que possível. Percebemos, também, que seria difícil a reunião de todos os integrantes do grupo para o desenvolvimento, em virtude da diferença de horário livre entre os participantes e devido às severas restrições de tempo impostas pelo curso. Neste período, as reuniões com a participação de todos foram mais freqüentes, ocorrendo a cada duas semanas, devido ao aumento da dificuldade no desenvolvimento.


next up previous contents
Next: Situação atual Up: Organização do projeto Previous: Responsabilidades   Sumário
Cleber Miranda Barboza 2004-02-29