1. Introdução
 
1.1. História do ABN AMRO Bank
 

O ABN AMRO Bank é um banco de origem holandesa que ocupa posição de destaque nos mercados financeiros do mundo. Atuando em mais de 60 países, é o maior Banco da Holanda, um dos maiores da Europa e o segundo maior banco estrangeiro em atuação nos Estados Unidos. Esse banco, de nítida vocação internacional foi formado pela união de duas importantes e tradicionais instituições financeiras holandesas: O Algemene Bank Nederlands (ABN Bank) e o Amsterdam Rotterdam Bank (o AMRO Bank).

Esta fusão que resultou no nascimento do ABN AMRO Bank ocorreu em 1991, mas a história do ABN Bank e do AMRO Bank é muito mais antiga e também marcada por associações e fusões. O ABN Bank teve sua origem há mais de 170 anos, a partir de uma companhia de comércio exterior chamada Nederlandsche Handel-Maatschappijj, que uniu-se ao De Twentsche Bank e se tornou um dos mais importantes bancos da Holanda. A trajetória do AMRO Bank teve origem em 1863, quando foi fundado o Rotterdamsche Bank que, mais tarde uniu-se ao Amsterdamsche Bank.

Na figura abaixo, as diversas fusões e aquisições que levaram à formação do ABN AMRO Bank em 1991.

 
 
1.2. ABN AMRO Bank no Brasil
 

No Brasil, o ABN AMRO Bank iniciou suas atividades em 1917 com o nome de Banco Holandês da América do Sul e destacou-se em operações de câmbio e comércio exterior, envolvendo, principalmente, as exportações de café. Por esse motivo, as operações do Banco Holandês da América do Sul foram iniciadas no Brasil através de agências instaladas em duas cidades portuárias: Santos, no Estado de São Paulo, e Rio de Janeiro. A primeira agência na capital paulista foi aberta dois anos mais tarde, em abril de 1919.

Em sua trajetória de mais de 80 anos de atuação no Brasil, o Banco Holandês da América do Sul mudou de nome duas vezes antes de adotar, em 1993, a denominação de ABN AMRO Bank. Os outros nomes utilizados pelo banco foram Banco Holandês Unido e Banco Holandês.

No Brasil, o Banco destacou-se em operações de câmbio e, a partir dos anos 60, começou a estruturar sua área de financiamento direto ao consumidor a partir da aquisição da companhia Aymoré de Crédito, Financiamento e Investimento. Já na década de 90. a Organização fortaleceu sua posição nos segmentos de Corporate Banking, Private Banking e Asset Management.

Em 1998, quando foi efetivada a aquisição do BANCO REAL, o ABN AMRO Bank, era líder de mercado no financiamento de veículos usados, contava com cerca de 50 escritórios em todo o país e com uma excelente reputação como banco de atacado, especializado na formatação de complexas operações financeiras para grandes empresas nacionais e multinacionais.

 
1.3. História do BANCO REAL
 

O BANCO REAL, por sua vez, foi fundado em 1925 como uma cooperativa de crédito. Em pouco tempo, transformou-se em banco, passou a atuar em todos os segmentos do mercado financeiro e destacou-se no setor de Varejo, sendo pioneiro no lançamento de muitos produtos e serviços bancários hoje bastante utilizados por todas as instituições.

O crescimento do BANCO REAL – que até 1971 utilizava a denominação de Banco da Lavoura de Minas Gerais – também se caracterizou por uma série de fusões e aquisições, envolvendo, inclusive, dois grandes e conhecidos grupos financeiros brasileiros: o Banco Auxiliar e o Comind.

No momento da aquisição pelo ABN AMRO Bank, o Banco Real destacava-se por operar em todos os segmentos do mercado financeiro e ser um dos mais respeitados e sólidos bancos brasileiros, com cerca de 17.000 funcionários e, aproximadamente, 1.400 agências e escritórios.

 
1.4. A Integração
 

Juntos, o ABN AMRO Bank e o BANCO REAL formam uma instituição que é um dos maiores bancos privados do país. A Organização contava, em dezembro/2000, com mais de 1.500 pontos de atendimento e cerca de 22 mil funcionários.

A integração entre as duas instituições transcorreu bem, uma vez que os dois bancos possuíam características complementares e sempre adotaram uma postura similar na condução dos seus negócios, agindo com base em fundamentos sólidos e na integridade de seus métodos.

 
1.5. Valores Corporativos
 

A atuação do Banco ABN AMRO Real está voltada para o atendimento dos seus clientes, observando rigorosamente os seus Valores Corporativos.

 
1.5.1. Integridade
 

Acima de tudo, temos um compromisso de sermos éticos, coerentes e transparentes em tudo o que fazemos e em todo tipo de relacionamento que temos, dentro e fora da organização.

 
1.5.2. Respeito
 

Respeitamos todas as pessoas independentemente de origem, hierarquia, sexo e idade. Nossa força advém da diversidade de idéias, opiniões e interesses, tratando com dignidade as diferenças ou divergências.

 
1.5.3. Trabalho em Equipe
 

O trabalho em equipe é a essência de nosso sucesso como rede bancária internacional. Nosso maior compromisso é o bem-estar de toda a Organização, o que exige que todos nós passemos a aprender com os outros e a partilhar nossos conhecimentos e recursos, visando o benefício de nossos clientes, funcionários, sociedade e acionistas.

 
1.5.4. Profissionalismo
 

Ao servir nossos clientes, estamos comprometidos com o mais alto padrão de qualidade, buscando inovações e atuando de maneira decisiva e harmoniosa. Profissionalismo deve, também, orientar as relações inter/intra-áreas dentro da Organização.

Esses Valores formam a base de todas as estratégias, decisões, políticas e procedimentos adotados pela Organização. Da mesma forma, eles orientam todas as atividades do dia-a-dia de trabalho e devem ser observados nos relacionamentos do Banco com os seus mais diversos públicos: clientes, funcionários, acionistas e a sociedade em geral. Os Valores Corporativos foram definidos e adotados formalmente pelo Conselho de Administração do ABN AMRO Bank, em Amsterdã, no final de 1996, depois de ampla consulta às unidades do Banco em todo o mundo.

 
1.6. Meu Estágio no Banco
 

Meu estágio, realizado no Banco ABN AMRO Real, durou aproximadamente dois anos e meio (de 05/junho/2000 a 06/dezembro/2002) e teve como principais atividades:

  • Cursos Preparatórios
    • Levantamento de Informações
    • Visão Sistêmica Aplicada a Sistemas de Informação
    • Análise Essencial
    • Modelagem de Dados
    • Projeto de Banco de Dados
    • ERWin v 3.5.2 Básico
    • SQL Básico/Oracle
    • Visual Basic 5.0
    • Internet para Desenvolvedores
    • Orientação a Objetos
    • Visual C++
    • Java Básico
    • Planejamento de Projetos
    • Qualidade no Desenvolvimento de Software
    • Projeto de Interface Homem-Máquina
    • Teste de Sistemas
  • Desenvolvimento de Páginas ASP
  • Desenvolvimento de Aplicativos (utilizando Visual Basic)
  • Manutenção de Aplicativos (em Visual C++)
  • Homologação de Software (para serem utilizados pela área de tecnologia – onde eu estagiava)
  • Pesquisa de Novas Tecnologias (SOAP)