Projeto de Integridade Referencial

    Dados referentes a arquivos do sistema ficam armazenados em "dicionários". O AtuSx é uma ferramenta de atualização desses dicionários de dados que é composto por mais de 10 tabelas principais e mais de 20 tabelas secundárias.

   O objetivo do projeto de Integridade Referencial era obter uma normalização da base AtuSx tornando-o mais robusto e eficiente.

   Acompanhei as principais mudanças na estrutura das tabelas do AtuSx que precisariam ser feitas para que atendessem até a terceira forma normal. Para isso desenvolvi alguns programas em ADVPL que subdividia a base de dados em várias tabelas de forma consistente.

   Como estávamos lidando com base de dados de tamanhos não muito pequenos - mais de 500000 registros - esse programa ficou ineficiente chegando a demorar mais de 1 hora para terminar o serviço de uma tabela.

   A partir daí, meu coordenador - Fernando Ramalho - sugeriu desenvolver scripts em SQL para isso, o que melhorou significativamente economizando até 40 min para a divisão dos dados de uma tabela.

   Outra conseqüência da normalização da base é que os programas de manutenção do AtuSx tiveram que ser totalmente reformulados. Além de refazer todas as interfaces de manutenção, os seguintes programas também sofreram alterações:

   sendo o programa de Importação da Base de Dados minha tarefa de maior responsabilidade.

 

<< voltar