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O sistema SHB foi inicialmente divido em 4 subsistemas, como eu havia descrito
na proposta da monografia:
- 1. Rotinas SQL: usadas para a manutenção do Banco de Dados no lado servidor
(ambiente da empresa Majer & Majer S/C Ltda).
- 2. Programa administrativo: é usado apenas no lado servidor e serve para
gerenciar o sistema.
- 3. Programa cliente: responsável por mostrar os dados aos clientes.
- 4. Servidor de atualização: aplicativo que fornece atualizações de dados e de
software ao cliente.
Todos foram implementados, mas por questões de viabilidade acabei refazendo o
subsistema 4. Mais adiante, na seção 2.5, irei
explicar o porquê desta alteração.
As ferramentas e plataformas utilizadas no projeto foram:
- O kit gratuito de desenvolvimento CYGWIN, que oferece diversas ferramentas tais
como compressor/decompressor de arquivos. Trata-se de um conjunto de utilitários
sob a licença GPL, que foram portadas para o Windows.
- Para bancos de dados foram utilizados 2 soluções: o SQL Server da Microsoft no lado
servidor, no ambiente da empresa Majer & Majer e no nosso provedor de hospedagem;
e o Interbase, banco de dados gratuito da Borland, no lado cliente
- Borland Delphi 6, para desenvolver os aplicativos para o ambiente que utilizamos,
o Microsoft Windows.
- Servidor web IIS da Microsoft, para servir páginas, executar os scripts ASP e
criptografar os dados via SSL.
- O NSIS da Nullsoft, que é um kit para produzir instalações/desinstalações de aplicativos
Windows. Ele possui uma linguagem própria, algo entre Assembly e PHP, e é totalmente
gratuito.
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Julio Cesar Avero
2002-12-09