![]() ![]() ![]() ![]() |
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Atividades Realizadas durante o estágio |
![]() |
Análise da Cooperação
Ao analisar as diferenças de cooperação existentes nos trabalhos em grupo na universidade e nos projetos na WebTraining, pude notar que nos trabalhos da universidade quando dividimos os projetos em módulos e definimos os responsáveis, as interfaces são mais flexíveis e passíveis de muitas mudanças no decorrer do trabalho. Já no mercado de trabalho, essas interfaces podem até sofrer alterações, mas nada muito crítico, salvo raras exceções.
Uma explicação que vejo para isso é que nos trabalhos da universidade o tempo gasto na análise, modelagem e projeto é muito pequeno, excetuando-se projetos de MAC332 - Engenharia de Software que por tratar desse processo com detalhe acaba por dar a devida importância a esse aspecto.
Outra diferença importante está no projeto da interface para o usuário, pois nos projetos da universidade assumimos que todos os usuários são "espertos" e não vão clicar aonde não devem, nem muito menos na ordem errada, e quando tratamos de projetos comerciais esses aspectos são extremamente importantes.
A fase de testes também apresenta suas diferenças. Nos projetos da universidade elas são menores, e dentro do grupo de estudantes a preocupação com isso é menos crítica do que nas equipes de projetos comerciais. Talvez por sabermos que a bateria de teste de validação dos projetos da graduação é mais limitada.
![]() |
|
IME - Instituto de Matemática e Estatística USP - Universidade Estadual de São Paulo |
Última Alteração: 08/12/2000 13:16:46 |