Resultado PIPA 2023/1: Prêmio de Incentivo à Participação em Atividades

Por apoio@bcc | Em 2023-02-28 00:00:00 -0300

Nesta edição do prêmio, a bolsa individual vai para o aluno Gabriel Caiaffa Floriano Mendonça. O Gabriel entrou no BCC em 2021 e é membro ativo do grupo de programação competitiva MaratonUSP. Ele faz parte de um dos times que irá para a final brasileira da Maratona SBC de Programação em março. O Gabriel também participa de um grupo de estudos de aprendizado de máquina coordenado pela Professora Nina. O projeto que ele propôs para o PIPA visa selecionar estudantes em nível de ensino fundamental, que estudam em escolas públicas e não possuem boas condições financeiras e/ou de estudo, para que participem de um curso preparatório, ministrado por ele, com o objetivo de aumentar as chances de se saírem bem na Olimpíada Brasileira de Informática. O Gabriel acredita que a programação competitiva pode ser uma ótima forma de fazer crianças mudarem os seus futuros. A bolsa é patrocinada pela Alura e Caelum.

A bolsa na categoria grupo desta edição vai para o grupo Hackers do Bem. O grupo atua na detecção de vulnerabilidades de segurança nos sistemas internos de unidades da USP. Desde 2020, quando o grupo foi criado, eles já reportaram e recomendaram correções de diversas falhas, como câmeras com acesso público, usuários e senhas compartilhados de forma incorreta, impressoras compartilhadas na Internet, sites mal configurados permitindo a execução de scripts maliciosos, senhas de baixíssima complexidade em sistemas financeiros, entre outros. O prêmio vai ajudar o grupo a melhorar o hardware usado nas varreduras de segurança e também na aquisição de licenças de cursos (como o TryHackMe) e APIs (como o shodan) para ampliar o conhecimento e as opções de ferramentas usadas nas varreduras. A bolsa foi patrocinada por ex-alunos do BCC.