Resultado PIPA 2022/2: Prêmio de incentivo à Participação em Atividades

Por apoio@bcc | Em 2022-08-27 00:00:00 -0300

Nesta edição do prêmio, a bolsa individual vai para a aluna Ana Yoon Faria de Lima. A Ana entrou no BCC em 2020 e mesmo se mantendo longe fisicamente da USP por vários semestres, participou de muitas atividades além das disciplinas: dois grupos de extensão (MaratonUSP e IME Finance), maratona de programação, professora voluntária no Projeto Sem Parar e monitora da disciplina MAC0216. No momento ela está fazendo iniciação científica com o Professor Fabio Kon em ciência de dados no contexto de cidades inteligentes. O projeto que ela propôs para o PIPA visa criar um novo grupo de extensão, voltado a apoiar inovação tecnológica e empreendedorismo a partir da pesquisa acadêmica. A ideia é estudar sobre esse assunto e ajudar alunas e alunos a transformarem as pesquisas realizadas na USP em produtos e/ou startups. A bolsa foi patrocinada pela Alura e Caelum.

A bolsa na categoria grupo desta edição vai para o grupo Hardware Livre. O grupo existe há alguns anos e tem desenvolvido diversos projetos interessantes, como uma microcentrífuga que foi reconhecida internacionalmente. Para o PIPA, o grupo propôs a construção de um balão meteorológico. O prêmio vai ser usado para a compra do material necessário: sensores (e.g. temperatura, pressão), microcontroladores (e.g. ESP32), baterias entre outros. A bolsa foi patrocinada por ex-alunos do BCC.