Resultado PIPA 2021/1: Prêmio de incentivo à Participação em Atividades

Por | Em 2021-01-29 00:00:00 -0300

Nesta edição do prêmio, a bolsa individual vai para o aluno Artur Magalhães Rodrigues dos Santos. . Artur ingressou no BCC em 2017, tendo participado da fundação de vários grupos de extensão. Ele começou a ser RC no segundo semestre de 2017. Em 2019 foi um dos RDs da CoC-BCC. Neste semestre, Artur pretende criar um podcast de tecnologia, com viés para divulgação do BCC e da USP, preferencialmente com a participação de convidados a cada episódio. Os episódios abordarão o início da computação na USP e no Brasil, como é o BCC, projetos dos grupos de extensão, histórias dos(as) docentes e seus tópicos de pesquisa, aspectos sociais da computação, além de diferentes temas de tecnologia. A bolsa foi patrocinada pela Alura e Caelum.

A bolsa na categoria grupo desta edição vai para alunos do MaratonUSP. O MaratonUSP é um grupo de extensão universitária focado em programação competitiva. O grupo realiza treinamentos, aulas e cria material de apoio para o cenário de programação competitiva brasileiro, além de organizar provas. Dentre as principais atividades do MaratonUSP vale destacar o BixeCamp, um curso ministrado no primeiro semestre de cada ano, e as provas Simulado dos bixes e Seletiva USP. O prêmio recebido ajudará o grupo a organizar essas duas provas além de permitir a organização de mais uma prova. O objetivo é que a nova prova seja um ótimo momento para times de todo o Brasil treinarem. Vale notar que a Seletiva USP é uma prova muito apreciada pelo cenário brasileiro, e até mesmo mundial, dado que o grupo também disponibiliza uma versão em inglês da prova. A ideia é que a nova prova também seja disponibilizada em inglês e que sirva como treinamento para vários times do mundo inteiro. A bolsa foi patrocinada por ex-alunos do BCC.