Resultado PIPA 2020/2: Prêmio de incentivo à Participação em Atividades

Por | Em 2020-07-20 00:00:00 -0300

Individual

Nesta edição do prêmio, a bolsa individual vai para o aluno Eduardo Rocha Laurentino . Eduardo ingressou no BCC em 2017, foi representante de classe da sua turma por 4 semestres consecutivos, e no terceiro ano foi eleito pelos colegas para compor a CoC-BCC como um dos representantes discentes. Ainda no primeiro ano ajudou a fundar o Tecs, grupo de computação social. Também trabalhou na aproximação entre o IME e entidades públicas e do terceiro setor cujas parcerias resultaram em inúmeros projetos realizados por alunos do BCC e de outros cursos da USP. Neste semestre, Eduardo pretende criar uma Liga Competitiva de Ciência dos Dados (LCCD). A LCCD iniciará no IME, mais especificamente no BCC, mas tem como objetivo agregar participantes de diferentes cursos da USP. A LCCD terá como abordagem um treinamento competitivo para resolver problemas de ciência da dados combinando eficiência com rapidez. Dessa forma, será possível montar times para competir oficialmente pelo IME (ou, quem sabe, pela USP) em desafios na área que vem se estruturando nos últimos anos e ganhando cada vez mais relevância. A bolsa foi patrocinada pela Alura e Caelum.

Grupo

A bolsa na categoria Grupo desta edição vai para alunos do USPCodeLab. O USPCodeLab é um grupo de extensão universitária que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica na USP. O grupo surgiu em 2015 e atualmente é uma iniciativa inter-campi com núcleos no IME-USP, ICMC-USP e EACH-USP. O principal tópico de estudo do USPCodeLab é o desenvolvimento de sistemas. O prêmio recebido ajudará o grupo a construir um cluster de kubernetes utilizando Raspberry Pi's e a construir uma aplicação de teste cujo deploy será realizado nesse cluster. Dessa forma será possível para o grupo aprender sobre kubernetes e sobre DevOps, já que dentre as tecnologias utilizadas para adoção de DevOps está o kubernetes. Além de ajudar os alunos a aprenderem com o processo, o cluster poderá ser utilizado futuramente em projetos de MAC0214 (Atividade Curricular de Cultura e Extensão) e MAC0215 (Atividade Curricular em Pesquisa) com participação de membros do USPCodeLab para o estudo de técnicas DevOps. A bolsa foi patrocinada por ex-alunos do BCC.