MAC0472 Laboratório de Métodos Ágeis
Por | EmOBJETIVOS: Familiarizar o estudante com metodologias ágeis de desenvolvimento de software orientado a objetos.
PROGRAMA RESUMIDO: O Manifesto Ágil. - As Práticas de XP. - Testes Automatizados. - Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-existente. - Planejamento Ágil. - Padronização de Estilo. - Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software.
PROGRAMA: O Manifesto Ágil. Os princípios e valores dos métodos ágeis As Práticas de XP. As doze práticas iniciais. As práticas principais e corolárias atuais Testes Automatizados. Como fazer e ferramentas mais usadas. Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-existente. Planejamento Ágil. Cartões de histórias, estimativas e priorização. Padronização de Estilo. Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software. Incluindo ferramentas de integração contínua e ferramentas de avaliação da qualidade do software.
RESPONSÁVEIS: Alfredo Goldman, Fabio Kon, Marco Aurélio Gerosa.
PRÉ-REQUISITOS: MAC0218. MAC0441.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 8 horas, 4 créditos-aula e 4 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Método e Critério: A avaliação da disciplina é periódica e baseada na
satisfação do cliente, engajamento da equipe (práticas de XP, trabalho em
equipe, coesão e auto-organização). apresentações, trabalhos e
projetos.
Norma de recuperação: Média ponderada da nota final e de provas e/ou
trabalhos de recuperação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- K. Beck, eXtreme Programming: Explained, Addison-Wesley, 2000.
- K. Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002.
- A. Cockburn, Agile Software Development: The Cooperative Game (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2006.
- M. Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
- E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
- B.W. Kernighan, R. Pike, The Practice of Programming, Addison-Wesley, 1998.
- P. McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003.
- K. Beck, C. Andrés, Extreme Programming Explained: Embrace Change, 2nd Edition, Addison-Wesley Professional, 2004.
- K. Beck, M. Fowler, Planning Extreme Programming, Addison-Wesley Professional, 2000.
- E. Derby, D. Larsen, Agile retrospectives making good teams great, Pragmatic Bookshelf, 2006.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva nos currículos do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]