MAC0468 Tópicos em Computação Gráfica
Por | EmOBJETIVOS: Familiarizar o aluno com o estado da arte na síntese de imagens tridimensionais e animação.
PROGRAMA: Fundamentos de ray tracing/casting e path tracing. Aproximações da equação de renderização. Renderização em tempo real Renderização não foto-realista. Utilização de GPUs para aceleração Superfícies de subdivisão. Simulação de fluidos Cinematica direta e inversa. Detecção de colisão e resposta. Dinâmica de corpo rídido Animação procedural.
RESPONSÁVEL: Carlos Hitoshi Morimoto e Marcel Parolin Jackowski.
PRÉ-REQUISITO: MAC0121
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de provas, exercícios e seminários.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- M. Pharr, G. Humphreys,, Physically Based Rendering: From Theory To Implementation, Second Edition, Morgan Kaufmann, 2010.
- P. Dutre, P. Bekaert, K. Bala, Advanced Global Illumination, A.K. Peters/CRC Press, 2006.
- S.J. Gortler, Foundations of 3D Computer Graphics, The MIT Press, 2012.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]