MAC0466 Teoria dos Jogos Algorítmica
Por | EmOBJETIVOS: Apresentar a área de teoria algorítmica dos jogos, introduzindo os conceitos necessários de teoria dos jogos, e discorrendo sobre problemas e resultados da área. A disciplina deverá proporcionar ao aluno a oportunidade de se familiarizar com vários resultados recentes em leilões combinatórios, jogos de roteamento e jogos de formação de redes. capacidade de estimar o desempenho de um algoritmo.
PROGRAMA: Jogos, estratégias, funções custo e utilidade. Equilibrio de Nash. Custo social. Preço da estabilidade e da anarquia. Complexidade de encontrar um equilíbrio de Nash. Balanceamento de carga. Projeto algorítmico de mecanismos. Leilões combinatórios. Jogos de roteamento. Jogos de formação de redes.
RESPONSÁVEL: Cristina Gomes Fernandes.
PRÉ-REQUISITO NO CURRÍCULO DO BCC: MAC0338.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de provas e exercícios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- P. Cramtom, Y. Shoham, and R. Steinberg, Combinatorial Auctions, The MIT Press, 2005.
- D. Easley and J. Kleinberg, Networks, Crowds, and Markets, Cambridge University Press, 2010.
- D. Fudenberg and J. Tirole, Game Theory, The MIT Press, 1991.
- F. K. Miyazawa, Introdução à Teoria dos Jogos Algorítmica, ch. 8, pp. 365-417, XXIX Jornada de Atualização em Informática da SBC, 2010.
- R. B. Myerson, Game Theory: Analysis of Conflict, Harvard University Press, 1997.
- N. Nisan, T. Roughgarden, É. Tardos, and V. V. Vazirani (eds.), Algorithmic Game Theory, Cambridge University Press New York, NY, USA, 2007.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]
Oferecimentos recentes da disciplina: 2013