MAC0464  Sistemas Humano-Computacionais

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OBJETIVOS:  O objetivo deste curso é estudar Sistemas Humano-Computacionais, entendidos como sistemas que integram pessoas e computadores em atividades produtivas e recreacionais. A abordagem deste curso é focada na construção de modelos computacionais de sistemas humano-computacionais, começando com o estudo da modelagem e simulação de humanos e de organizações. O curso também examina sistemas de serviço, entendidos como sistemas humano-computacionais em que o usuário está em contato direto com o sistema humano-computacional; redes sociais; sistemas acoplados de natureza e humanos; e colaboração auxiliada por computador.

PROGRAMA:  Introdução: Sistemas Humanos, Sistemas Humano-Computacionais. Modelagem e Simulação de Humanos. Organizações: Modelos e Simulação. Modelagem e Simulação de Sistemas Humano-Computacionais. Optimização de Sistemas Humano-Computacionais - Sistemas de Serviço: Modelos e Simulação; Filas de Serviços. Redes Sociais: Teoria, Construção e Algoritmos. Sistemas Acoplados de Natureza e Humanos (Coupled Human Natural Systems). Colaboração Auxiliada por Computador (CSCW)

RESPONSÁVEIS:  Carlos Humes Junior, Claudio Santos Pinhanez.

PRÉ-REQUISITO: 

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-aula.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Método: Aplicação de provas e/ou trabalhos.
Critério: Média ponderada de provas e/ou trabalhos.
Norma de recuperação: Aplicação de prova e/ou trabalho de recuperação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • S. Russell, P. Norvig, Artificial Intelligence: a Modern Approach, 3rd. Prentice Hall Press. 2009.
  • James W. Ness, Victoria Tepe, Darren Ritzer (eds.), The Science and Simulation of Human Performance, Elsevier. 2004.
  • Wim B.G. Liebrand, Andrzej Nowak, Rainer Hegselmann, Computer Modeling of Social Processes, Sage. 1998.
  • C. Pinhanez, "Humans Inside" as the Key Characteristic of Service Systems, Proc of QUIS 11 - Moving Forward with Service Quality. Wolfsburg, Germany. 2009.
  • W. Richard Scott, Organizations: Rational, Natural, and Open Systems, Prentice Hall, New Jersey, USA. 2003.
  • William B. Rouse, Kenneth R. Boff, Organizational Simulation. John Willey & Sons. 2003.
  • Roy L. Nersesian, Corporate Planning, Human Behavior, and Computer Simulation, Quorum Books, 1990.
  • Refael Hassin, Moshe Haviv, To Queue or Not To Queue: Equilibrium Behavior in Queueing Systems, Kluer Academic Publishers. 2003.
  • R. Oliva, J.D. Sterman, Cutting Corners and Working Overtime: Quality Erosion in the Service Industry, Management Science 47(7): 894-914. 2001.
  • S. Wasserman, K. Faust, Social Network Analysis, Cambridge University Press. 2004.
  • Fernando Vega-Redondo, Complex Social Networks, Cambridge University Press. 2007.
  • Liu et alli, Couple Human and Natural Systems, Ambio 36(8). December 2007.
  • J. Wilson, Matching Social and Ecological Systems in Complex Ocean Fisheries, Ecology and Society 11(1). 2006.
  • I. Greif (ed.), Computer-Supported Cooperative Work: a Book of Readings, Morgan Kaufmann Publishers Inc. 1988.
  • M.S. Ackerman, C.A. Halverson, T. Erickson, W.A. Kellogg, Resources, Co-Evolution and Artifacts: Theory in Computer Supported Cooperative Work, Springer-Verlag New York, Inc. 2007.
  • M. Beaudoin-Lafon, Computer-Supported Cooperative Work: a Book of Readings, John Wiley & Sons. 1999.

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

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