MAC0420  Introdução à Computação Gráfica

Por | Em

OBJETIVOS:  Introduzir conceitos de computação gráfica, fornecendo conhecimento teórico para a criação de imagens sintéticas e também experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos.

PROGRAMA:  Fundamentos: histórico e aplicações, interfaces gráficas, dispositivos gráficos, e o pipeline gráfico. Padrões para representação de imagens e cores. Representação e construção de objetos geométricos. Geometrias, sistema de coordenadas e transformações geométricas. Recortes e janelas. Visibilidade, oclusão, buffer de profundidade. Raytracing. Mapeamento de texturas. Representação de curvas e superfícies. Representação de objetos tridimensionais. Animação.

PRÉ-REQUISITOS:  MAC0121.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-aula.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Média ponderada de provas e exercícios.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • S.J. Gortler, Foundations of 3D Computer Graphics, MIT Press, 2012.
  • P. Shirley, M. Ashikhmin, S. Marschner, Fundamentals of Computer Graphics, 3rd ed., A K Peters/CRC Press, 2009.
  • S. Guha, Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments, CRC Press, 2011.

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]