MAC0346 Programação para Jogos Digitais
Por | EmOBJETIVOS: Desenvolver, por meio de exemplos práticos, a habilidade de reconhecer a estrutura básica de um jogo digital, implementar o essencial de cada subsistema, eleger soluções condizentes ao projeto de gameplay e familiarizar-se às diversas técnicas e tecnologias usadas na área.
PROGRAMA RESUMIDO: Fundamentos de implementação de jogos e motores de jogos, implementação de sistemas básicos (game loop, gerenciamento de subsistemas e recursos, etc.), implementação sistemas dedicados (gráficos, som, etc.), implementação de sistemas de gameplay.
PROGRAMA: 1. Fundamentos: a. Jogos e Motores de Jogos, b. Arquitetura de Motores de Jogos, c. Linha de Produção de Jogos. 2. Sistemas Básicos: a. Game Loop, b. Gerenciamento de Subsistemas, c. Gerenciamento de Recursos, d. Dispositivos de Interface Humana, e. Conexão via Rede, f. Ferramentas de Desenvolvimento e Depuração. 3. Sistemas Dedicados: a. Renderização Gráfica e Animação, b. Renderização Sonora, c. Simulação de Física, d. Inteligência Artificial. 4. Sistemas de Gameplay: a. Mecânicas, Modelo de Objetos e Estado do Jogo, b. Especialização e Data-Driven Design, c. Eventos, mensagens e requisições.
RESPONSÁVEIS: Fabio Kon, Flavio Soares Correa da Silva
PRÉ-REQUISITOS: MAC0121.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Média ponderada usando as notas dos EPs, do projeto final e outras avaliações, a critério dos professores.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- Gregory, Jason., Game engine architecture, AK Peters/CRC Press, 2014
- Nystrom, Robert, Game programming patterns , Genever Benning, 2014
- Mark DeLoura et al , Game Programming Gems, volumes 1-8 , Cengage learning, 2001-2011
- Rabin, Steve , Introduction to game development , Charles River Media, 2009
- Schell, Jesse , The Art of Game Design: A book of lenses , AK Peters/CRC Press, 2014
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva nos currículos do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]