MAC0346  Programação para Jogos Digitais

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OBJETIVOS:  Desenvolver, por meio de exemplos práticos, a habilidade de reconhecer a estrutura básica de um jogo digital, implementar o essencial de cada subsistema, eleger soluções condizentes ao projeto de gameplay e familiarizar-se às diversas técnicas e tecnologias usadas na área.

PROGRAMA RESUMIDO:  Fundamentos de implementação de jogos e motores de jogos, implementação de sistemas básicos (​game loop, gerenciamento de subsistemas e recursos, etc.), implementação sistemas dedicados (gráficos, som, etc.), implementação de sistemas de gameplay.

PROGRAMA:  1. Fundamentos: a. Jogos e Motores de Jogos, b. Arquitetura de Motores de Jogos, c. Linha de Produção de Jogos. 2. Sistemas Básicos: a. Game Loop, b. Gerenciamento de Subsistemas, c. Gerenciamento de Recursos, d. Dispositivos de Interface Humana, e. Conexão via Rede, f. Ferramentas de Desenvolvimento e Depuração. 3. Sistemas Dedicados: a. Renderização Gráfica e Animação, b. Renderização Sonora, c. Simulação de Física, d. Inteligência Artificial. 4. Sistemas de Gameplay: a. Mecânicas, Modelo de Objetos e Estado do Jogo, b. Especialização e ​ Data-Driven Design, c. Eventos, mensagens e requisições.

RESPONSÁVEIS:  Fabio Kon, Flavio Soares Correa da Silva

PRÉ-REQUISITOS:  MAC0121.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: 
Média ponderada usando as notas dos EPs, do projeto final e outras avaliações, a critério dos professores.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • Gregory, Jason., Game engine architecture, AK Peters/CRC Press, 2014
  • Nystrom, Robert, Game programming patterns ​, Genever Benning, 2014
  • Mark DeLoura ​ et al , Game Programming Gems, volumes 1-8 ​, Cengage learning, 2001-2011
  • Rabin, Steve , Introduction to game development ​, Charles River Media, 2009
  • Schell, Jesse , The Art of Game Design: A book of lenses ​ ​, AK Peters/CRC Press, 2014

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva nos currículos do BCC.

 

[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]