MAC0213 Atividade Curricular em Comunidade
Por | EmEstá disciplina é inspirada e idêntica a disciplina de mesmo nome oferecida na Universidade Federal da Bahia.
Nesta disciplina teremos apenas um agente além do aluno. Um professor supervisor que deverá ser um docente do departamento (responsável pela disciplina?). O supervisor é responsável pela avaliação da atividade desenvolvida pelo aluno.
OBJETIVOS: Intensificar o contato da universidade com a sociedade, contribuindo para o cumprimento do seu compromisso social. Fortalecer a indissociabilidade entre as funções essenciais da universidade. Contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e das atividades de pesquisa e de extensão. Promover maior aproximação entre os currículos e a vida concreta da sociedade. Contribuir para a formação ética do profissional. Estimular a problematização como atitude de interação com a realidade. Propiciar a descoberta de novos objetos de investigação em contextos externos ao meio acadêmico. Ensejar a experimentação de alternativas metodológicas trabalho comunitário e de ensino. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude tanto questionadora como proativa diante dos desafios e limites impostos pela nossa realidade social.
PROGRAMA RESUMIDO: O aluno deverá procurar um docente do Departamento para ser seu supervisor. Ao supervisor cabe acompanhar o desenvolvimento do trabalho durante o semestre. Para a realização da Atividade Curricular em Comunidade poderão ser utilizados espaços disponíveis nas próprias comunidades (escolas, associações, postos de saúde, Centros Sociais Urbanos, clubes e outros) ou espaços da própria Universidade (em turnos ou horários em que esses espaços estejam ociosos).
PROGRAMA: Passamos a descrever algumas das possíveis atividades que podem ser desenvolvidas nesta disciplina. Desenvolver atividades pedagógicas de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população: ministrar cursos, fazer ou promover conferências, palestras, ciclos de estudos, debates, oficinas, seminários, exposições, concertos, recitais, espetáculos, mostras, feiras, campanhas, formação ou promoção de grupos artísticos, etc. Promover meios de conhecimento de realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas. Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas da população. Acompanhar, apoiar e assessorar projetos comunitários em desenvolvimento. Desenvolver atividades artísticas ou de resgate da memória cultural em comunidades. Agregar aspectos qualitativos de interesse ou de necessidade da população nas ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil. Os resultados desta atividade do aluno deverão ser apresentado em um relatório e em uma seção de posters.
RESPONSÁVEL: Carlos Eduardo Ferreira.
PRÉ-REQUISITO: Não há.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O aluno será avaliado continuamente durante o semestre, tendo em vista as atividades apresentadas ao seu supervisor. Sua nota final será uma média ponderada utilizando as notas destas atividades e também uma análise do comprometimento do aluno.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- ACC - Atividade Curricular em Comunidade, UFBA.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]